Por daniela.lima
Box ‘Anos 80’ traz relançamentos de álbuns de Jorge MautnerDaryan Dornelles/Divulgação

Rio - Nos anos 80, os amigos-músicos Jorge Mautner e Gilberto Gil, mais o percussionista Reppolho, estrearam um show com pretensões políticas-revolucionárias. ‘O Poeta e o Esfomeado’ não teve vida longa, porque logo Gil assumiria o cargo de vereador em Salvador, e manteve-se praticamente esquecido. Mas agora o registro do show, acontecido em março de 1987, em São Paulo, acaba de ganhar o disco, como um bônus especial do box ‘Anos 80’ (Discobertas), que traz ainda o relançamento dos três álbuns de Mautner daquela década: ‘Bomba de Estrelas’ (1981), ‘Antimaldito’, (1986) e ‘Árvore da Vida’ (1988) .

“Este show importantíssimo precedeu as atividades políticas de Gilberto Gil, e eu fui seu chefe de gabinete durante um ano e meio”, explica Mautner, sobre o espetáculo que pretendia disseminar um movimento político chamado ‘Figa Brasil’. “Era um show político, proclamando nossa união e igualdade dentro das diferenças, com o símbolo da figa como metáfora disso. Gil foi o diretor musical e me fez tocar minha versão da ‘Marcha Turca’, dada minha eterna afirmação de que arte erudita e popular são uma coisa só.”

Entre uma música e outra, o show é recheado por poemas e conversas. Ao contrário de ‘O Poeta e o Esfomeado’, os outros três títulos agora reunidos tiveram seus lançamentos oficiais na época, porém foram pouco ouvidos, como de fato a maioria da obra desse artista que ganhou a fama de “maldito” — apesar de ele mesmo ter batizado um álbum de ‘Antimaldito’. “A direção deste disco é de Caetano Veloso. Ele volta agora com faixas extras, como ‘Flesh By Flesh’, composta em 1967 durante meus sete anos de exílio nos Estados Unidos”, ressalta.

‘Bomba de Estrelas’ reúne um time invejável de estrelas da música brasileira nas composições, como Caetano, Gil, Zé Ramalho, Amelinha, Robertinho do Recife, Moraes Moreira e Pepeu Gomes, e ‘Árvore da Vida’ é o único creditado também a Nelson Jacobina (1953- 2012). “Trabalhamos juntos durante 40 anos e ele está em todos meus discos e meu coração”, destaca Mautner, com saudades.

Você pode gostar