Por daniela.lima

Rio - Hoje é o dia dele, o santo protetor da fogueira, do milho assado, da canjiquinha, do bolo de fubá, do amendoim cozido. E, também, do quentão e do licorzinho, que ninguém é de ferro. Aqui no Sudeste é bem querido; mas no Nordeste, onde o dia de hoje é feriado (para o pessoal curar a ressaca da noite de ontem, dedicada aos arrasta­pés), ele é amado, reverenciado e esperado o ano inteiro. Inspirador dos compositores, o São João já rendeu muita música bonita. De Luiz Gonzaga a Braguinha (passando por Dominguinhos, Xangai, Targino Gondim, Maciel Melo, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Nando Cordel...), o repertório é vasto e é lindo. Minha canção junina preferida é uma que diz assim (de Gonzagão e Guio de Moraes): 

Luis Pimentel%3A Viva São JoãoNei Lima / Agência O Dia


“Ai, São João, São João do carneirinho, você é tão bonitinho/Fale lá com São José, peça pra ele me ajudar/Peça pro meu milho dá vinte espiga em cada pé”.
Aqui vão três historinhas inspiradas na data:

1. Foi o inocente Dorival quem causou a separação dos pais — Dora e Lourival, como a combinação denuncia —, em noite de São João. Dorinha jogou todo o capricho de mãe na fantasia do caipira­mirim: costeletas e bigodinho feitos com carvão, canino empretecido no lápis crayon, remendos de chita colorida na calça e na camisa. Tava uma graça.

Enquanto isto, Lourival enchia a moringa com licor de jenipapo, falando besteiras e gargalhando com os amigos em volta da fogueira. Orgulhosa que só vendo, Dora levou o menino até a calçada, para o paizão conferir o trabalho:

— Tá bonito, não tá, Louro? Um verdadeiro caipira.
E o jumento insensível, entre um arroto e outro:
— Vai lavar a cara desse menino. A festa é de São João, não é Carnaval.
Dora usou a lenha da fogueira para incendiar a casa, depois sumiu no mundo. Levando o pequeno Dori, que não entendeu nada.

2. Depois de 30 anos de casamento arrastado, resolveram exercitar o romantismo numa noite de São João. Colocaram as cadeiras na calçada e ficaram a contemplar o céu de junho:
— Olha, Nestor, que lindo balão. Ganha o céu e as alturas, carregando com ele mensagens de paz e de prosperidade.

Um brinde à resposta do velho:
— Deixa de ser tola, Lucila. Qualquer um vai às alturas, quando ainda se tem fogo no rabo.
3. Nenga e Valdira brincavam de pular fogueira, quando um tição mal­ajambrado provocou a tragédia, derrubando a moça de pernas abertas entre as labaredas. Ela começou a chorar de vergonha, mas foi consolada pelo namorado gentil:

— Bobagem. Deve ser bom assim assim, assadinha na fogueira.
O amor é sonso.

Você pode gostar