Por karilayn.areias

Rio -Em grupos, com sacolas cheias de livros, promovendo encontros e lotando as filas de autógrafos, os jovens são a cara da Bienal do Livro. Em sua 17ª edição e homenageando os autores argentinos, o maior evento literário do país não para de crescer, fisicamente e em conteúdo. Com mais espaço — os pavilhões cresceram em 25 mil m² — e mais de 200 escritores convidados, sendo 27 deles estrangeiros, as novidades foram direcionadas, em sua maioria, para os adolescentes.

Thalita Rebouças vai falar amanhã na BienalDivulgação

De acordo com Tatiana Zaccara, diretora da Bienal, os jovens leitores foram o próprio motor da expansão da feira. “O movimento do mercado editorial é em torno do segmento de literatura para jovens. Tínhamos várias programações desse gênero acontecendo no mesmo dia e simultaneamente, e com isso vimos a necessidade de crescer”, diz Tatiana. Para preencher os novos ambientes, o evento espera um público de 600 mil pessoas, mas esse número pode inflar com o feriado de segunda-feira. “A ideia é que a Bienal seja um programa para passar o dia, que tenha mais áreas livres para as pessoas aproveitarem, como as esteiras no jardim.”

Foi com isso em mente que o público adolescente ganhou mais um centro de atividades, além da tradicional Conexão Jovem. Projetada para ser uma grande estrutura quadrada, a Cubovoxes teve curadoria de João Alegria, historiador e diretor do Canal Futura. “O Cubovoxes foi pensado entendendo o jovem leitor como um sujeito ativo na sociedade. Além de consumidor de cultura e narrativas, ele as produz”, diz o curador. Assim, temas como violência, família e participação política serão abordados por convidados que não necessariamente atuam na literatura. “O símbolo do cubo é o de uma caixa de som. Ela reúne as ideias em um lugar para propagar mais alto”, explica João, que também é curador do Bamboleio, espaço infantil da Bienal.

Com mais de 1,5 milhão de livros vendidos, a escritora Thalita Rebouças é líder de vendas no segmento de literatura jovem. Na Bienal deste ano, ela comemora 15 anos de carreira com o lançamento de dois títulos: ‘Fala Sério Irmão/Irmã’ e ‘Um Ano Inesquecível’, volume de contos escrito a quatro mãos, junto a Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dewet. Apesar de ter transitado na escrita adulta e infantil, Thalita não abre mão do público que a consagrou: “Os jovens estão lendo cada vez mais e isso é muito evidente. É um público muito fiel.” As redes sociais, supostamente os vilões da concentração, são aliados de Thalita. “Essas ferramentas só facilitaram a aproximação com os leitores. Não tem essa. Quando o livro é bom, eles param para ler”, afirma a autora.

O homenageado do ano também irá atrair o público juvenil. Mauricio de Sousa, que completa 80 anos em outubro, vai se reunir com fãs na segunda-feira. ‘’Estou orgulhoso dessa homenagem, ainda mais na Bienal, onde posso estar perto dos meus leitores. E vem mais por aí. Pretendo lançar a Turma da Mônica adulta. Os personagens envelheceriam junto com os leitores’’, adianta Mauricio.

Em época de crise econômica, a Bienal respira tranquila. “Acreditamos muito na Bienal e decidimos que ela não precisaria perder nada, só crescer”, declara a diretora Tatiana.

PROGRAME-SE

SEXTA-FEIRA
PEDRO BANDEIRA — O premiado autor da série ‘Os Karas’ fala sobre a psicologia em seus livros. Fórum de Educação, 10h15.

LEANDRO NARLOCH,JOSÉ ANDARILLO, ZOARA FAILLA E VIVIANE SALES — A discussão debate o papel do jovem como consumidor e produtor de literatura. Fórum de Educação, 11h30.

YASMIN THAINÁ, SILVANA BAHIA E BRUNO DUARTE — Três jovens criadores falam sobre suas narrativas engajadas. Cubovoxes, 15h.

SÁBADO
THALITA REBOUÇAS — Comemorando 15 anos de carreira, a autora conversa com os fãs. Conexão Jovem, 11h.

JULIA QUINN — Mesa com a americana que criou a série best-seller ‘Os Bridgertons’. Conexão Jovem, 13h.

MARIANA ENRÍQUEZ E LUIZ EDUARDO MATTA — Conversa com dois jovens escritores, um brasileiro e uma argentina. Cubovoxes, 15h.

WILL CONRAD — Um dos mais consagrados cartunistas brasileiros fala sobre a sua trajetória. Cubovoxes, 17h.

DAVID NICHOLS — O autor do best-seller ‘Um Dia’ divulga o lançamento ‘Nós’. Conexão Jovem, 18h.

DOMINGO
EDUARDO SPOHR — O criador da trilogia ‘Filhos do Eden’ fala sobre o sucesso na internet. Conexão Jovem, 14h.

MARCUS FAUSTINI E RAFAEL DRAGAUD — A mesa discute a relação dos jovens com as novas tecnologias. Cubovoxes, 15h.

Confira a programação completa no site oficial:http://www.bienaldolivro.com.br/

BIENAL DO LIVRO. Riocentro. Av. Salvador Allende 6.555, Barra da Tijuca (3035-9348). Funcionamento: Seg, dia 7 de setembro, das 10h às 22h. De ter a sex, das 9h às 22h. Sáb e dom, das 10h às 22h. R$ 16. Até dia 13.

PROMOÇÃO

OS 20 PRIMEIROS LEITORES QUE LIGAREM PARA 2461-2004 A PARTIR DAS 10H GANHAM 1 PAR DE INGRESSOS PARA O EVENTO.

Com reportagem de Beatriz Calado e Clarissa Stycer

Você pode gostar