Por bferreira

Rio - Noite de abertura de Rock In Rio é assim: de modo geral, basta emocionar. E até que as emoções não foram baratas. A festa de trinta anos do festival, que abriu o Palco Mundo, saiu honesta, misturando MPB, rock e axé. Ivete Sangalo, Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), Ivan Lins, Erasmo Carlos, Ney Matogrosso, Evandro Mesquita (chutando bolas gigantes para a plateia, como no icônico show do festival de 1985) e outros nomes reuniram sucessos que marcaram época no evento.

Fotogaleria: Veja imagens da primeira noite do Rock in Rio  

Frejat e Ney Matogrosso abriram a primeira noite do Rock in RioEfe

Para Erasmo Carlos, particularmente, a noite foi de volta por cima. Apresentado por Samuel Rosa (Skank) como "inventor do rock brasileiro", cantou 'É Proibido Fumar' e disse que "esse era o Rock In Rio que eu queria ter visto em 1985", ano no qual foi vaiado ao abrir a noite de heavy metal, numa má escolha da produção.

Na sequência, a homenagem à Cassia Eller, no Palco Sunset, veio no mesmo clima honesto e bem produzido - e realmente esfregou hits da cantora na cara do público. Mart'Nália e ZéliaDuncan iniciaram o show com 'Brasil', de Cazuza, que foi gravada por ela, e deram início à sequência de sucessos, trazendo 'Malandragem, 'O Segundo Sol', 'Partido Alto', 'Vai Morar Com O Diabo' e outras músicas gravadas por ela, nas vozes de Arnaldo Antunes, Filipe Catto, Julia Vargas e até de Tacy de Campos, que interpretou Cássia em 'Cássia Eller - O Musical'. No final, em 'Smells Like Teen Spirit', do Nirvana, Lan Lan, Mart'Nalia e Zelia Duncan imitaram Cássia na edição 3 do festival, e mostraram os seuis. Encerrando, Nando Reis, obviamente, levou lágrimas aos olhos de muitos com a homenagem de 'All Star', cantada com o coral do público.

Baseado no carisma do vocalista Danny O'Donoghue e de uma grande influência da banda headliner da noite, o Queen, a banda irlandesa The Script abriu o palco mundo falando um português sem erros e pedindo ao público: "Vamos fazer barulho!". Com um set de menos de uma hora e apenas dez músicas, o grupo britânico não tem uma enorme base de fãs no Brasil, mas empolgou com 'Pain The Town Green', 'Breakeven' e, já no finalzinho, com 'Hall Of Fame'. Após essa música, Danny chegou a acenar uma bandeira do Brasil para a plateia, encerrando o show.

Os americanos do OneRepublic vieram como a outra grande novidade do festival que só os fãs conhecem, deram uma empolgadinha a mais (com direito a fãs chorando na plateia) mas encheram o show de solinhos de piano e músicas um tanto desanimadas e melosas. 'Counting Stars', o grande hit, fez sucesso, assim como a releitura pop de 'Seven Nation Army', do White Stripes.

Você pode gostar