Por luis.araujo
Marina Ruy Barbosa estreia como protagonista da novela 'Totalmente Demais'Divulgação

Rio - Pele manchada, às vezes um tanto sujinha, descabelada e vestindo roupinhas simples. É assim que Marina Ruy Barbosa, sem um pingo de glamour nem maquiagem, vai aparecer nos primeiros capítulos de ‘Totalmente Demais’, nova novela das sete que estreia hoje na Globo. Para viver sua primeira protagonista, Eliza, uma mocinha humilde e sonhadora, a atriz abriu mão da vaidade e passou por uma transformação visual que a deixou completamente diferente de sua última personagem em novela, a ‘sweet child’ Maria Ísis, de ‘Império’ (2014).

“A Eliza não seria tão real para mim se não fosse a caracterização, o cabelo desgrenhado, a pele manchada, a falta de maquiagem, o figurino. Tudo ajuda na composição. Não cabe para a personagem ter vaidade. Esse é o ponto de partida”, diz Marina, que ainda clareou levemente os fios e parou de fazer até a sobrancelha. “Sou vaidosa, sim, mas para uma personagem vale tudo. Para contar bem essa história, ela precisa ter esse visual. Eu acho ótimo”, diz, parecendo nem se lembrar da novela ‘Amor à Vida’ (2013), quando se recusou a raspar a cabeça para viver Nicole, uma personagem com câncer que teria que fazer quimioterapia.

A repaginação visual foi só mais um passo para a composição da personagem. Acompanhada de Felipe Simas — o Jonatas, melhor amigo de Eliza —, Marina também fez “vivência” nas ruas do Centro da cidade, já que sua mocinha sai do interior após ser assediada pelo padrasto e vem para o Rio de Janeiro, onde trabalha como vendedora de flores em bares e restaurantes para se sustentar.

“Estar do lado de quem mora na rua é diferente. Vai chegando a madrugada e a situação vai ficando mais pesada. Na vivência, no Centro, a gente vendeu bala no sinal, flores. Algumas pessoas reconheceram. Fizemos umas cinco horas”, conta ela, que estava de cabelos presos e faturou uma graninha. “Não ganhei nem R$ 100. Estar do outro lado, já que a Eliza se torna uma moradora de rua, traz uma outra visão de vida.”

Marina Ruy Barbosa estreia como protagonista da novela 'Totalmente Demais'Divulgação

A aparência de Gata Borralheira não vai durar a novela toda. A virada de Eliza acontece após conhecer o empresário Arthur (Fábio Assunção), que pretende transformar a garota maltratada em uma modelo de capa de revista. “É um conto de fadas moderno, ela tem a coisa da mocinha, de ser sonhadora, de acreditar em príncipe encantado, o desejo de ajudar a família. Ela tem a bondade da Cinderela e uma força muito grande”, define a atriz.

Após fazer par romântico com Alexandre Nero, o Comendador de ‘Império’, Marina vai ficar novamente com um homem mais velho, já que sua personagem se envolve com Arthur. “Tenho tido sorte de pegar parceiros incríveis e generosos. Com o Alexandre, a gente se dava muito bem, ficamos amigos. O Fábio é divertidíssimo. Desde pequena eu acompanho o trabalho dele, ficava assistindo em ‘Celebridade’ (2003) e agora estou fazendo par com ele. Achava que ele era sério, mas conta piada o dia inteiro”, diz.

Marina Ruy Barbosa estreia como protagonista da novela 'Totalmente Demais'Divulgação

Aos 20 anos, Marina só tem o que comemorar em 2015, após o sucesso em ‘Império’ e na minissérie ‘Amorteamo’. Mas ela só não gosta do rótulo de protagonista. “Procuro não pensar nisso. É mais um papel importante para a minha carreira. Fico feliz de terem acreditado em mim para esse trabalho”, garante ela, ressaltando que ainda tem muito a aprender. “Sou muito grata de estar realizando os meus sonhos, sempre tive muita certeza de que era isso que eu queria para a minha vida, que eu amava atuar. Comecei com 9 anos, e a cada trabalho é uma nova conquista.”

Você pode gostar