Por marlos.mendes

Nova Iorque - Will Smith se juntou nesta quinta-feira a sua esposa, Jada Pinkett-Smith, e ao diretor Spike Lee ao optar por não comparecer à cerimônia de premiação do Oscar, em fevereiro, em protesto pela falta de atores negros entre os indicados.

Will Smith não vai à entrega do OscarReuters

Smith, estrela do drama “Um Homem entre Gigantes”, foi o ator negro mais conhecido a ter sido esnobado pelos membros da Academia do Oscar quando foram anunciados os nomes dos indicados à premiação na semana passada.

“Minha esposa não irá... Já discutimos sobre isso. Somos parte dessa comunidade. Mas neste momento, estamos desconfortáveis em ficar aqui e dizer que isso é ok”, disse Smith ao programa da ABC "Good Morning America".
Publicidade
"Fui indicado duas vezes para o prêmio da Academia e nunca perdi para uma pessoa branca. A primeira vez que perdi foi para Denzel (Washington) e, a segunda, foi para Forest Whitaker", disse Smith.
"Quando vejo a lista e uma série de indicações que vêm à tona -e todos são fantásticos, e essa é a complexidade da questão, todos são bonitos e merecedores, e isso é fantástico- mas parece que isto segue na direção errada".
Publicidade
Lee, que foi premiado com um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra nesta temporada, e Jada já tinham dito não iriam à cerimônia do dia 28 de fevereiro após a divulgação de que nenhum negro havia sido indicado para nenhuma das categorias de atuação pelo segundo ano consecutivo.
Na quarta-feira, Lee disse que nunca havia usado a palavra “boicote” para caracterizar seu protesto.
Publicidade
Lee, Smith, Jada e o diretor de documentários Michael Moore são as estrelas de maior calibre até agora a anunciarem que não irão comparecer ao maior evento da indústria do cinema.
O protesto deles provocou um grande debate a respeito da falta de diversidade -tanto que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, cuja maioria de membros masculinos brancos votam no Oscar- e em Hollywood de forma geral.
Publicidade
O anfitrião do Oscar, o ator Chris Rock, também sofreu pressão por parte do rapper 50 Cent e do ator da franquia “Velozes & Furiosos”, Tyrese Gibson, para deixar a cerimônia, porém o comediante negro não fez nenhuma declaração pública sobre o assunto.
Você pode gostar