Por roberta.campos

Rio - Alceu Valença foi criado na cidade pernambucana de São Bento do Una ao som de emboladas, aboios, cocos, baiões e outros ritmos nordestinos. A rica trilha da infância do artista está sintetizada nos 28 temas reunidos no álbum duplo que perpetua a trilha sonora original criada por Alceu para o primeiro longa-metragem dirigido pelo cineasta.

Alceu Valença (caracterizado como Velho Quiabo) lança CD duplo com a trilha do filme ‘A luneta do tempo'Divulgação/Deck

Recebido com elogios, o filme ‘A luneta do tempo’ tem trilha à altura do histórico de Alceu como compositor. O fato de o disco reproduzir alguns diálogos do filme jamais minimiza o alto valor musical. Temas como ‘Sertão mourisco’ remetem à obra de Alceu na década de 1970 (em especial, à gravação do artista na histórica trilha da novela ‘Gabriela’, de 1975) e explicitam a influência árabe na formatação da música nordestina.

Produzida pelo guitarrista Paulo Rafael, a trilha de ‘A luneta do tempo’ resiste bem fora da tela. Entre aboio (‘O destino do tempo’) e embolada (‘O sertão precisa é disso’), a trilha também abarca vivazes temas de natureza circense. É o caso do ‘Tema do circo Nagib Mazzola’. No todo, a trilha tem o tempo elétrico da obra e vida de Alceu Valença. 

Você pode gostar