Por gustavo.ribeiro

Rio - O projeto Psicanálise & Cinema promove, no dia 20 de maio, a pré-estreia de 'Vidas Partidas', seguida de debate. O filme, dirigido por Marcos Schechtman, trata da violência conjugal contra a mulher e teve consultoria da psicanalista Annette Blum, terapeuta de família e casal, além de perita em processos de Varas de Família. Além dos dois, participam do debate a produtora e atriz do filme Naura Schneider e o psicanalista Luiz Fernando Gallego, coordenador do projeto. A sessão será às 19h, na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), no Humaitá, Zona Sul.

Segundo Marcos Schechtman, 'Vidas Partidas' também poderia se chamar 'Quando o amor enlouquece'. “O filme é sobre uma relação simbiótica perversa de um casal, que envereda pela violência doméstica. Foi gestado com muita discussão sobre as camadas psicológicas subjacentes na trama, o que é um prato cheio para um debate "psi" sobre as personagens e a trama de um modo geral”, diz.

Pré-estreia de 'Vidas Partidas' será acompanhada de debate na Sociedade Brasileira de Psicanálise do RioDivulgação

Naura Schneider e Domingos Montagner dão vida ao casal Graça e Raul, no filme de 90 minutos que se passa no Brasil na década de 1980. Pais de duas meninas, o casal tem uma relação ardente, onde há uma simbiose existencial provocada por alta passionalidade. Tudo vai bem, até que Graça avança em sua carreira, ficando Raul desempregado. As cenas de ciúmes tornam-se frequentes e começam as agressões físicas e psicológicas, resultando num crime de violência doméstica O filme é livremente inspirado nas alarmantes estatísticas de crimes praticados contra a mulher no Brasil e no mundo.

Projeto Psicanálise & Cinema
Filme: Vidas Partidas
20 de maio – 19 horas
Classificação: 18 anos
Taxa de manutenção: R$ 10,00
SBPRJ – Rua Davi Campista, 80 – Humaitá
Informações e reservas: 2537-1333 e 2537-1115 – sbprj@sbprj.org.br

Você pode gostar