Rio -Quando uma mulher escolhe a cor do esmalte, não leva em conta só tendências: pode pensar na roupa, na ocasião, e até no ‘estado de espírito’. “Pinto a unha uma vez por semana. Escolho o esmalte que vai combinar com o meu humor ou caso tenha algum evento”, diz Ana Marcela Vianna, 28 anos, psicóloga e astróloga.
Cada temporada do ano traz suas apostas. As cores ganham ou perdem destaque, dependendo da moda das passarelas, das unhas das atrizes da novela e de uma indústria que não para de crescer: a de cosméticos. Segundo Solange Peretti, química especialista em Cosmetologia, em seu blog ‘Desvendando Cosméticos’, o Brasil está em primeiro lugar no mundo como o país que mais consome esmaltes em volume (quantidade) e como o segundo país que mais gasta com esse cosmético, ficando atrás somente dos Estados Unidos.
Sob a influência da onda primavera-verão, vemos as cores clássicas e metálicas ganhando força. O vermelho garantiu seu espaço e os tons quentes prometem. Lilian Busson, especialista em unhas do salão Blue, em Niterói, afirma que os tons ‘nude’ têm ficado entre os mais pedidos. “Elas curtem porque são clássicos e elegantes. O verão pede roupas coloridas, e eles combinam com tudo.
Mas os metálicos também estão com tudo”, conta. No cardápio da estação, tem para todos os gostos. Juliana Noronha, proprietária da Esmalteria Nacional, em Ipanema, acredita que as cores vibrantes vão “bombar” no verão: “Os laranjas e rosas estão em alta”.