Por bianca.lobianco
Gaía Passarelli com o livro 'Mas você vai sozinha%3F'Divulgação/Camila Sveson
Rio - Qual mulher nunca escutou um "Mas você vai sozinha?". E quando se trata de viajar parece que a pergunta se torna ainda mais frequente. É sobre essa temática que a jornalista de 39 anos, Gaía Passarelli, escreveu seu primeiro livro, nomeado com o fatídico questionamento. "Mas você vai sozinha?" (R$ 39,90, da editora Globo Livros) relata a experiência de Gaía ao se aventurar, sem companhia, por diferentes lugares do mundo.
Publicidade
Entre as histórias está a surpresa de ter sido indagada por um casal de origem chinesa — que a convidou para sentar-se à mesa onde eles jantavam com as duas filhas pequenas em um restaurante em Nova York — do porquê ela estava comendo sozinha em um sábado à noite, se não era casada e se não tinha filhos. Essa e outras memórias são narradas com bom-humor no livro.
A obra é um empoderamento para mulheres, e homens também, que desejam viajar sozinhos mas não têm coragem. “É verdade que em uma viagem solo a gente sente falta de ter alguém para rir junto, pedir opinião ou dividir uma taça de vinho. (...) Mas também é verdade que a gente descobre que a nossa própria companhia, na maior parte das vezes, é mais do que suficiente: é ideal”, afirma ela. 
Publicidade
Além das divertidas crônicas, o leitor vai se deliciar com as ilustrações. Assinadas pela artista plástica Anália Moraes, os desenhos dão forma aos episódios em que Gaía foi consolada por um xamã andino, molhou os pés nas águas do mar em uma praia da Índia, participou de um ritual indígena na Colômbia e dormiu debaixo de uma mesa de bar no Texas.  Já a orelha do livro é assinada por Babi Souza, do movimento feminista Vamos Juntas?. 
Gaía começou a escrever sobre viagens quando trabalhou como VJ da MTV, entrevistando celebridades. Além do livro, a jornalista escreve no blog How to travel light, é uma das hosts do canal sul-americano 3 Travel Bloggers no YouTube e já colaborou com vários jornais e revistas, como Ilustrada, Rolling Stone, Bizz, VIP, Viagem e Turismo, TPM, entre outros. 
Publicidade

 
Você pode gostar