Por bianca.lobianco
Rio - Separada por 14 quilômetros do Rio (para quem prefere a Ponte Presidente Costa e Silva) ou por uma viagem aquática de quinze minutos (para quem opta pela barca), Niterói é logo ali. E traz excelentes e baratas opções de diversão para toda a família no verão: praias, museus, parques, o tradicional Mercado São Pedro (de peixes e frutos do mar, no Centro) e até um novo cinema, o Reserva, complexo projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que tem cinco salas de cinema, sete lojas e uma bomboniére com café. Tem também o popular Museu de Arte Cotemporânea, igualmente projetado por Niemeyer e cujo aspecto, lembrando um disco voador, atrai turistas.
Vista do restaurante Sierra e MarReprodução Internet

“A cidade tem um clima familiar que todo mundo adora. A gente saía da Tijuca para ir passear no Campo de São Bento quando eu era criança”, recorda a advogada Paula Moraes, que frequenta a cidade, chegou a fazer faculdade lá — e recomenda lugares como o Campo, em Icaraí, aos domingos, e o Parque da Cidade, área de proteção ambiental em São Francisco na qual, a 270 metros acima do chão, avista-se o Lagoa de Piratininga, Itaipu, São Francisco, Charitas até a Baía de Guanabara e o Cristo Redentor.

“O Solar do Jambeiro e o Museu Janete Costa de Arte Popular, ambos no Ingá, são programas legais para um sábado. Estão um de frente para o outro, são casarões lindos e têm mostras, cinema e música”, recomenda o jornalista Guilherme Mattoso, morador de Niterói e um dos colaboradores do blog exploreniteroi.com.br, com dicas sobre a cidade.

PRAIAS E PASSEIOS

O Parque da Cidade tem café (no Sierra e Mar, a R$ 42,90 por pessoa, nos fins de semana), trilhas para passeios de mountain bike, tem voo de parapente (com Bruno PQD, com preço a combinar — telefone: 97516-0209), um parquinho para as crianças e um espaço para todo mundo se divertir nas férias escolares, a partir da tarde. Mas os passeios mais elogiados por quem nunca veio a Niterói costumam ser mesmo nas praias oceânicas da cidade, a poucos minutos dos bairros de São Francisco e Icaraí.

Parque da Cidade é uma das atrações de NiteróiThiago Cortes

Piratininga tem quiosques ao longo do calçadão, além do chamado “rollerzão” — área de lazer nos fins de semana e feriados, que interrompe o trânsito numa pista da orla e transforma o local num grande parque ao ar livre. Itacoatiara é queridíssima pelos surfistas. Itaipu tem, nas cercanias, restaurantes de frutos do mar.

No Fonseca, tem o Horto, com área verde para caminhadas e uma pista de skate novinha. Indo de carro, dá até para esticar e ir ao skate park de São Francisco, que recebe crianças, adolescentes e adultos fãs das manobras. 
Publicidade
Ponte ou barca, tanto faz — Divirta-se!
BAY MARKET
O shopping tem show da cantora Carol Farias, na happy hour. Avenida Visconde do Rio Branco 36/3º piso, Centro (2620-2330). Hoje, às 20h. Gratuito.
Publicidade
CAMPO DE SÃO BENTO
Feiras e atividades para toda a família, além de brinquedos para as crianças. Rua Lopes Trovão s/nº, Icaraí. Seg a sex, de 8h às 20h, sáb e dom. de 8h às 18h. Gratuito.
HORTO FLORESTAL DO FONSECA
Diversas espécies de plantas e árvores como jatobás e jequitibás, além de pista de skate e locais para crianças. Alameda São Boaventura 770, Fonseca. Todos os dias, de 8h às 22h. Gratuito.
Publicidade
ITAIPU MULTICENTER
O Clubinho Infantil traz ‘Miraculous — As Aventuras de Ladybug’. Estrada Francisco da Cruz Nunes 6.501/2º piso, Itaipu (2608-0011). Domingo, das 17h às 19h. Gratuito.
MERCADO SÃO PEDRO
39 boxes em que se compra peixes e frutos do mar. Rua Visconde do Rio Branco 55, Ponta d'Areia (2620-3446). Ter a sáb, das 6h às 16h. Dom, das 6h às 13h.
Publicidade
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Exposições como ‘Vontade de Mundo’, com obras de importantes artistas da Coleção MAC – João Sattamini e ‘Irreflexo’, de Camila Paola. Mirante da Boa Viagem s/nº, Boa Viagem (2620-2481.). Seg a dom, de 10h às 18h. R$ 10.
MUSEU JANETE COSTA DE ARTE POPULAR
Exposições quase todos os dias. Rua Presidente Domiciano 178, Ingá (2705-3929). Ter a dom, de 10h às 18h. Gratuito
Publicidade
PARQUE DA CIDADE
Trilhas, passeio de parapente e até um café, o Sierra e Mar. Estr. da Viração s/nº, São Francisco. Gratuito.
PLAZA SHOPPING
O maior shopping da cidade tem a exposção ‘Lego Batman’, com atrações lúdicas para crianças de 3 a 12 anos. Rua Quinze de Novembro 8/Praça de Eventos (primeiro piso) Centro. Todos os dias, de 10h às 22h. Gratuito.
Publicidade
RESERVA NITERÓI
O mais novo cinema da cidade, construído em espaço projetado por Oscar Niemeyer. Avenida Visconde do Rio Branco 880, São Domingos — www.reservacultural.com.br/niteroi
SKATE PARK SÃO FRANCISCO
Lugar para a prática do skate, Avenida Quintino Bocaiúva s/nº, São Francisco. Gratuito.
Publicidade
SOLAR DO JAMBEIRO
Exposições quase todos os dias. Rua Presidente Domiciano 195, Ingá (2109-2222). Ter a dom, de 10h às 18h. Gratuito