Por gabriela.mattos
Patricia Secco e Ricardo Amaral Cristina Granato / Divulgação

Rio - A movimentação cultural na cidade reuniu essa semana algumas exposições. No tradiconal Bar Lagoa, de Catito Peres, Patricia Secco recebeu os amigos para a mostra de fotos ‘Rio de Janeiro’. Pertinho, em Ipanema, a designer de joias Yara Figueiredo fez um coquetel para o lançamento da nova coleção ‘Prata Amada Brasileira’, em sua loja. Nas carrapetas, a DJ Helen Sancho animou os convidados.

Olimpíada Brasileira de Robótica 2017, está com as inscrições abertas até dia 20 de maio. O evento, tem coordenação nacional da UFSCar.

A Companhia de Intérpretes Independentes, de Manaus (AM), está no Rio com ‘Réquiem para Dois’ e oferece workshop gratuito sobre a técnica de Movimentação de Membros Superiores na Cândido Mendes, em Ipanema, dia 23, às 10h. Inscrições pelo e-mail producaorequiem2@gmail.com

O Rio Convention & Visitors Bureau participa da candidatura dos eventos esportivos: Americas Master Games 2020 e o Gay Games 2026. Reunirá 25 mil atletas, gerando receita de R$ 274 milhões.

Está explicado...

Por que, em plena sexta, na Rua Dias Ferreira, o restaurante Celeiro, point de artistas e intelectuais, não tinha a tradicional e longa fila de espera? A comida é saudável e deliciosa. Os funcionários são fofos. Mas, o preço, digamos não é dos mais convidativos em tempos de crise. Módicos R$ 176, o quilo, no buffet. Acredite se quiser...

Devo, não nego. Pago quando puder

Nos bastidores da política, já é esperada a votação do acordo da dívida do Estado do Rio. Para o secretário de Estado da Casa Civil, Christino Áureo, o tema deve ser decidido na Câmara dos Deputados, dia 4 de abril. O acordo que será votado em Brasília possibilitará que a União faça empréstimos ao Rio, melhorando as finanças do estado.

Senhores doutores: Marcelo Kalichstzein, pneumologista

?Nosso convidado de hoje é o pneumologista e especialista em terapia intensiva, há 12 anos coordenando o CTI da Casa de Saúde São José. Ele trata de doenças do sono e tabagismo.

Que procedimentos evitam doenças graves?

Na pneumologia, o uso de vacinas, como a da pneumonia, coqueluche e influenza. O tratamento da asma, rinite e enfisema deve ser preventivo e continuado. A fisioterapia respiratória e exercícios físicos de alta intensidade, podem aumentar a qualidade de vida e a longevidade.

Em que momento sua carreira decolou?

Após 26 anos de formado, residência médica e mestrado, além de diversos cursos de especializações, sinto que todos os dias a minha carreira esta iniciando e decolando. Temos que gostar de ser escolhidos pelos pacientes. A medicina é a única profissão que o profissional é escolhido com carinho, admiração e respeito. Esta é a magia!

Qual o futuro da medicina na sua área?

Na pneumologia e na terapia intensiva, a novidade está na gestão de processos em tempo real, de modo que falhas de atendimento sejam sinalizadas na hora que ocorrem.

Conte uma novidade?

Pensando nestes futuros caminhos, estamos apostando nossas fichas na interação homem, médico, tecnologia de forma disruptiva.

Um aconselho para a saúde respiratória.

Boa alimentação, vacinar-se, praticar esportes, usar álcool gel sempre e evitar contato com pessoas com problemas respiratórios. Tosse duradoura deve ser investigada, a tuberculose atinge a todos. Quem ronca, tem sonolência, pressão alta, acorda a noite para urinar, tem depressão, falta de libido, investigue apneia do sono.

Um sonho e um beijo para quem?

Ver a medicina justa e eficaz. Para todos os pacientes que me dão a honra de confiar em mim.

Você pode gostar