Por nadedja.calado

Rio - Amanhã é Dia das Mães. E a coluna vai conversar com uma personagem descolada, inteligente, bem-sucedida no trabalho e que divide a rotina profissional com o dom de ser mãe. A entrevistada de hoje é Ana Paula Araújo, jornalista da TV Globo e mãe da Melissa. Ela nos contou seu dia a dia e revelou algumas histórias marcantes. 

Dizem que ‘ser mãe é padecer no paraíso’. Para você, o que é ser mãe?

É só o paraíso! Mesmo com as preocupações, os afazeres, é o trabalho que eu mais gosto de ter. 

Fale um pouco sobre como é sua filha.

Melissa é muito reservada, focada, inteligentíssima, irônica, observadora, carinhosa e linda demais.

Como foi deixar a licença maternidade para voltar ao trabalho? Dói, né?

Ana Paula Araújo confessou ser "durona" na criação da filhaAcervo Pessoal

Eu amo o que faço e acho bom que minha filha saiba da importância de ser independente, de dar valor ao trabalho e de bancar as nossas escolhas. Nunca senti culpa por deixá-la em casa para trabalhar. O que eu sinto muitas vezes, até hoje, é saudade dela quando estou no trabalho.

Acorda muito cedo para apresentar o ‘Bom Dia Brasil’. Conte sua rotina?

Acordo às 5h30 da manhã e estou pronta para sair em exatos 10 minutos! Já deixo roupa separada no dia anterior, lanche e chá que eu levo pra emissora. Gasto esse tempo apenas com um banho rápido e estou pronta. Depois do jornal, tenho reunião de pauta com a equipe e minha tarde fica livre pra cuidar da minha filha e de mim — sem deixar de acompanhar as notícias, não dá pra desligar completamente. Acho que nem sei como fazer isso!

O que sua filha mais curte no seu trabalho? Ela reclama dos seus horários?

Outro dia, tive que trabalhar num feriado e ela pediu os telefones dos meus chefes pra brigar com eles! Acho que o que ela mais curte é que eu trabalho com informação. Ela ainda não para para assistir aos noticiários, mas tem um bom conhecimento dos principais fatos.

No seu trabalho, você passa muita firmeza. E como mãe? Você é durona?

Superdurona! Exijo educação, correção e respeito comigo e com todos. Já fui criticada por ser dura, mas acho que é um favor que faço para ela, ao ensinar como ela deve tratar as pessoas e que tratamento exigir para ela própria.

Conte uma traquinagem sua e outra dela.

Melissa adora uma história de quando eu era criança. Morava em Juiz de Fora e andava de bicicleta escondida pela cidade inteira. Eu só era autorizada a passear perto de casa. Um dia, minha mãe passava de ônibus quando me viu tomando sorvete com uma amiga lá no centro da cidade, muito longe de onde eu morava. Fiquei paralisada de pânico! Mas o flagrante foi tão inesperado que minha mãe começou a rir! Já Melissa adora passar trote.

Uma vez, ligou com uma amiga para o pai da Thalita Rebouças, dizendo que queria fazer entrevista com ele para um trabalho de escola. Estavam enganando bem, até que começaram a fazer perguntas absurdas, como “a Thalita comia meleca quando era criança?”. Começaram a rir e se entregaram.

Hoje, mulheres divorciadas conseguem uma guarda compartilhada interessante. Como é seu caso?

Tenho uma relação de amizade com o pai da Melissa, então é tudo muito tranquilo. Não há dias rígidos de visitação nem regras para viagem ou datas festivas. Tudo é conversado. E procuramos sempre respeitar também a vontade dela.

Os filhos exigem muito de nós. O que lhe “tira o sono” em relação a ela?

Quando ela está doente. Mas ela está entrando na pré-adolescência e já estou me preparando para noites sem dormir por outros motivos (risos)! 

Faça uma declaração de amor para sua filha...

Filha, como você sabe, estou e estarei sempre do seu lado, comemorando suas vitórias, consolando nas derrotas, encorajando e apoiando suas decisões. Você é a minha melhor companhia, a pessoa mais bacana que eu conheço e tenho uma confiança enorme em você. Te admiro e te amo demais!

Declaração da Melissa para Ana Paula...

Eu amo a minha mãe porque ela é muito especial, já passou por muita coisa e é um exemplo de pessoa. Eu adoro que eu sempre fui muito próxima dela. Ela sempre me entende e sempre escuta o que eu tenho a dizer, mesmo não concordando. Eu a amo demais não só como mãe, mas como amiga também, e eu não a trocaria por nada no mundo.


Você pode gostar