Por karilayn.areias

A Serra da Mantiqueira estende-se de São Paulo a Minas Gerais. A Serra do Mar vem beirando o litoral desde o Rio Grande do Sul. Entre as duas serras há o Vale do Café, formado por treze municípios que, na década de 1860, produziam 75% do café consumido no mundo. E que abrigam o Festival Vale do Café, cuja 15ª edição encerra-se neste fim de semana com atrações musicais, visitações às fazendas locais e inauguração do Museu do Café, que acontece amanhã, a partir das 14h, na bela Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras.

Festival Vale do Café mistura cultura e memórias do BrasilDivulgação

“No Museu, o visitante vai poder ver todo o processo de preparação do café. Temos um filme mostrando toda a história da bebida, sua chegada ao Brasil e temos também uma máquina de debulhar. O café vem sujo, é jogado na máquina e sai limpo do outro lado”, conta Nestor Rocha, proprietário da Fazenda São Luiz da Boa Sorte e presidente do Instituto Preservale, que trabalha pela preservação e pelo desenvolvimento da região. Abertas durante todo o ano, as fazendas históricas da região tornam-se espaço para shows e para visitações (e lanches). “Temos projetos em que trazemos alunos de escolas públicas para conhecê-las e pretendemos fazer isso com o Museu do Café”, continua Nestor.

SHOWS NO VALE

Nas fazendas, vão acontecer shows de artistas como o violonista Turibio Santos, o duo de musicistas Dani Spielmann e Sheila Zagury (no show ‘100 Anos de Carinhos — Pixinguinha, Jacob, Chiquinha E Um Pouco Mais’) e a cantora Soraya Ravenle (no show ‘Entre O Espanto E A Loucura’). Além disso, há uma programação gratuita espalhada por alguns municípios, como Vassouras e Paty do Alferes, e que leva os turistas para cantos conhecidos dos locais, como a antiga Estação Ferroviária de Vasssouras e o Centro Cultural Maestro José Figueira.

“Um sonho nosso é fazer um festival até bem mais extenso, mostrando cada vez mais fazendas históricas e espetáculos”, conta Nelson Drucker, diretor do Festival Vale do Café.

PROGRAMAÇÃO DAS FAZENDAS

Os ingressos dos shows, limitados, são R$ 100 (estudantes e maiores de 60 anos pagam meia-entrada). Para informações a respeito de ingressos, deve-se ligar para a sala de produção: 24- 99214-6041. Visitação e lanche de graça mediante senha.

SEXTA

FAZENDA FLORENÇA. Visitação: 9h às 10h, com distribuição de senha até 10h e com lanche de 10h às 11h. Show: Sonho em cena - Grandes sucessos de Villa-Lobos a Gershwin (às 11h). Sarau Teatral Histórico: Os Tropeiros no Vale do Paraíba (às 12h30). Estrada da Cachoeira 1.560, Conservatória, Valença

FAZENDA MULUNGU VERMELHO. Visitação: 14h30 às 15h30, com distribuição de senha até às 15h e com lanche de 15h às 16h. Show: Duo Dani Spielmann e Sheila Zagury - 100 anos de carinhos - Pixinguinha, Jacob, Chiquinha e um pouco mais (às 16h). Estrada de Aliança 4.446, Vassouras.

SÁBADO

FAZENDA GUARITÁ. Visitação: 09h às 10h, com distribuição de senha até às 10h e com lanche de 10h às 11h. Show: Cristina Braga e Ricardo Medeiros - Celebração (às 11h). Estrada do Guaritá 2.600, Sebastião Lacerda, Rio das Flores

FAZENDA SÃO LUIZ DA BOA SORTE. Visitação: 14h30 às 15h30, com distribuição de senha até às 15h e com lanche de 15h às 16h. Show: Soraya Ravenle - Entre o espanto e a ternura (às 16h). Rodovia Lucio Meira BR 393, Km 210
Vassouras.

DOMINGO:

FAZENDA SÃO JOÃO DA PROSPERIDADE. Visitação: 09h às 10h, com distribuição de senha até às 10h e com lanche das 10h às 11h. Show: Fernando Araujo e Celso Faria – Manuscritos de Buenos Aires – Obras inéditas de Francisco Mignone (às 11h). Estrada Barra do Piraí, Ipiabas, Km 7, Barra do Piraí

FAZENDA PONTE ALTA. Visitação: 14h30 às 15h30, com distribuição de senha até às 15h e com lanche das 15h às 16h. Show: Marcelo Caldi - Tem sanfona no choro (às 16h). Avenida Silas Pereira da Mota 880, Parque Santana
Barra do Piraí.


PROGRAMAÇÃO GRATUITA

SEXTA

ORQUESTRA DE CORDAS DE VOLTA REDONDA. Regência da maestrina Sarah Higino. Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Rua Barão de Tinguá 173-205, Centro, Vassouras. Às 18h.

TURÍBIO SANTOS - TRIBUTO A MANUEL CONGO. Antiga Estação Ferroviária. Praça Martinho Nóbrega 70, Vassouras. Às 20h.

SÁBADO

PEQUENOS MOZART E AMADEUS CONVIDAM LÉO ORTIZ. Direção artística: Suray Soren. Casario Shopping. Rua Barão de Vassouras 19, Vassouras. Às 18h.
CAIPIRANDO - ALMA CARIOCA DE VIOLA. Antiga Estação Ferroviária. Praça Martinho Nóbrega 70, Vassouras. Às 20h.

TURÍBIO SANTOS - ABRAÇANDO O CHORINHO. Centro Cultural Maestro José Figueira. Rua Vereador Caio Figueira Vasconcelos 22, Loteamento Ville D'monte Alegre, Paty do Alferes. Às 20h.

DOMINGO

PEQUENOS MOZART E AMADEUS CONVIDAM LÉO ORTIZ. Direção artística: Suray Soren. Antiga Estação Ferroviária. Praça Martinho Nóbrega 70, Vassouras. Às 11h.

Você pode gostar