Por thiago.antunes

Rio - Épara cercar o fã dos Aviões do Forró por todos os lados — e ganhar o admirador pela música, pelo visual, pela festança e pela experiência com a banda. Após a saída de Solange Almeida, o comandante do Aviões, Xand Avião, não quis nem saber de choro. Mesmo que ela tivesse partido com toda a banda que acompanhava o grupo.

Reuniu-se a um time de jovens músicos, remontou o Aviões assumindo de vez o papel de cantor (até então, as vozes ficavam mesmo era com Solange) e gravou entre os dias 20 e 22 de julho no complexo Na Praia, em Brasília (uma praia artificial no Lago Paranoá, onde Matheus & Kauan haviam gravado o DVD ‘Na Praia’), o DVD ‘Aviões Xperience’, previsto para sair em setembro.

O DVD, Xand chama de “DXD”, fazendo uma brincadeira com sua inicial e com o X de “xperience”. E a experiência é nova também para o cantor. “Sou tímido demais!”, conta. “Sempre me preocupo mais com a parte musical, mas agora tenho que dar a cara a tapa.

Xand no palco em Brasília%2C sozinho e com bandaDivulgação

O público não quer mais só ouvir, ele quer ver o que o cantor está fazendo”, conta Xand, que contou com as participações de Thiaguinho e da novata Kell Smith na gravação de quinta, fez um ensaio aberto na sexta em meio a uma festa no Na Praia, mandou bala na gravação no sábado (com os DJs do coletivo Make U Sweat) e ainda fez um show extra depois de concluir o DVD.

No repertório, músicas como ‘Inquilina’, ‘Uber’ (que repete o nome do aplicativo várias vezes, mas não tem patrocínio da empresa, diz a produção do grupo), ‘De Mãos Atadas’ e novas como ‘Faz o X’, ‘Saudade Amarga’ e ‘Cupido’.

Solo e bem acompanhado

Na prática, Xand está numa carreira solo com o nome do Aviões, ou não? Ele não considera assim e diz que nem sequer pensou em ter só seu nome num DVD. “Eu cheguei a pensar numa carreira solo, sim, mas isso foi há bastante tempo, há uns cinco anos. Cheguei a conversar com a Solange quando ela saiu, e ela me convidou para sair junto com ela do grupo, mas eu não me sentia preparado”, conta o cantor, que tem outros sócios na banda.

Xand no palco%3A 'estou mais focado na música'Divulgação

“Eu tô cantando no Aviões sozinho, mas tem toda uma equipe por trás de mim, me ajudando em tudo. São mais de 40 pessoas vendo passagem de avião, o hotel que eu vou ficar, o som em que eu vou tocar... E para conseguir isso, eu preciso de todo um aparato. A Solange tá vendo isso tudo sozinha!”, espanta-se Xand.

“Eu acho que não tenho capacidade pra fazer isso e também não tenho nem tempo. Estou mais focado é na música. Minha preocupação hoje é essa”, conta ele, que mesmo assim sonha com um disco solo cantando Luiz Gonzaga e Dominguinhos. “Mais para dar uma renovada no forró. E para não deixar ninguém esquecer que quem trouxe essa cultura para a gente foi Luiz Gonzaga”.

No novo Aviões, Xand conta com a direção musical do tecladista DJ Ivis, e vários músicos bem novos, como o baixista Luis Pereira Viana Neto e o baterista Pedalada. “Mudou tudo. O som tá mais eletrônico, depois é que entra o forró”, conta Xand, que também limou fora o balé que acompanhava a banda.

“A gente deixa entrar o som eletrônico primeiro, até para poder prender a atenção do jovem. Lógico que a gente quer manter nosso público, mas quer pegar o cara que tá passando a ouvir a banda agora”, conta, revelando que não foi fácil a hora em que se deu conta de que precisava formar uma banda nova em pouco tempo. “Recrutamos músicos em várias bandas do Nordeste. Teve gente que tocava bem, mas não tinha coragem de entrar no Aviões”, diz, rindo. “Falavam: ‘Ah, mas é muita responsabilidade, tô fora!’” 

Você pode gostar