Na matemática do Oscar, nem sempre mais indicações é garantia de conquistar a noite
É pouquíssimo provável que 'A Forma da Água' se torne hoje o filme mais premiado da história do Oscar
Por EDUARDO PIERRE
Publicado 03/03/2018 20:50
Arrisque aí: quem será o grande vencedor do Oscar, hoje? Chutar pelo número de indicações é um bom começo, mas não necessariamente garante a vitória seja no total de estatuetas, seja levando Melhor Filme. De 1997 para cá, quando 'Titanic' nadou de braçada e pescou 11 prêmios, das 20 fitas mais indicadas pela Academia a cada ano, só a metade confirmou o favoritismo.
Isto posto, é pouquíssimo provável que 'A Forma da Água' se torne hoje o filme mais premiado da história do Oscar. A fábula de Guillermo del Toro concorre em 13 categorias, o que o põe no pelotão do segundo lugar no pódio dos mais indicados. Caso vença em todas o que já aconteceu quatro vezes, é bom lembrar , desbancará a trinca dos 'unodecacampeões', da qual 'Titanic' faz parte, ao lado de 'Ben-Hur' (1959) e 'O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei' (2003).
Para sair da cerimônia com 13 troféus, a história de amor entre uma faxineira muda e um humanoide anfíbio teria de desbancar barbadas. A começar por Atriz. Sally Hawkings, que protagoniza 'A Forma', não deve tirar o Oscar de Frances McDormand, a amarga mãe com sede de justiça de 'Três anúncios para um crime'. Também deve ir para o 'thriller' policial o prêmio de Ator Coadjuvante dois concorrem, e o policial racista de Sam Rockwell leva vantagem sobre o xerife de Woody Harrelson. E a já oscarizada Octavia Spencer, a confidente e parceira de 'A Forma', não é páreo para a mãe-monstro vivida por Allison Janney em 'Eu, Tonya', favorita em Atriz Coadjuvante.
Sobram dez categorias, incluindo a de Melhor Filme, mas... uma olhada nas premiações que antecedem o Oscar dá mais moral a 'Três Anúncios', que saiu vitorioso em Toronto, no Globo de Ouro, no SAG Awards (o do Sindicato dos Atores) e no Bafta, o correspondente inglês. A última vez que os quatro certames foram unânimes foi em 2009, quando 'Quem quer ser um milionário' confirmou a onda e ganhou o Oscar.
Na opinião dos jornalistas do DIA, 'Três Anúncios' sai na frente para levar a glória, apesar de largar em terceiro são sete indicações, uma a menos que 'Dunkirk' e seis a menos que 'A Forma'. Logo, das 13 indicações, menos da metade deve se converter em estatuetas.
O resultado, saberemos esta noite, depois do indefectível desfile no tapete vermelho, das piadas (muitas sem graça) dos apresentadores e dos discursos cortados.
Cuidado para não repetir a gafe de 2017
Publicidade
O comediante Jimmy Kimmel será novamente o apresentador do Oscar, que este ano é organizado com muito cuidado para não repetir o fiasco do ano passado, quando Warren Beatty e Faye Dunaway receberam o envelope errado e entregaram o prêmio de melhor filme para 'La La Land: Cantando estações', quando na verdade era 'Moonlight: Sob a luz do luar'. "A Academia estará alerta", estimou o crítico de cinema Peter Debruge. "Mas de vez em quando um erro humano dá emoção ao show."
Gafes à parte, o Oscar encerra hoje uma temporada de prêmios marcada pela guerra contra os abusos sexuais e a desigualdade de gênero em Hollywood. Os escândalos, que começaram com as revelações perturbadoras contra o produtor Harvey Weinstein, deram vida a movimentos como o #MeToo e o Time's Up contra estes abusos e a favor de mais equidade. "As pessoas em Hollywood estão falando de diversidade, dos movimentos #TimesUp e #NeverAgain, embora seja difícil dizer algo significativo em 45 segundos", disse à AFP Tim Gray, vice-presidente da Variety e editor de prêmios.
Publicidade
fotogaleria
OscarDivulgação
Frances McDormand, Três Anúncios Para um CrimeReprodução
TitanicReprodução
Kathryn BigelowDivulgação
Katharine HepburnDivulgação
A Cor PúrpuraDivulgação
(FILES) This file photo taken on February 24, 2013 shows Daniel Day-Lewis holding his Best Actor Award beside presenter Meryl Streep during the 85th Academy Awards in Hollywood, California.
One of the nominees for the best actor which will be handed out on March 4 in Hollywood is Daniel Day-Lewis, "Phantom Thread". Nominations got underway January 23, 2018 for the 90th Academy Awards, with Fairy tale romance "The Shape of Water" topped the list of Oscar nominations with 13 nods, including for best picture, actress and supporting actor. / AFP PHOTO / JOE KLAMARAFP/JOE KLAMAR/24.02.13
(FILES) This file photo taken on January 11, 2018 shows Director Guillermo del Toro as he arrives for the 23rd annual Critics' Choice Awards at the Barker Hangar in Santa Monica, California.
Fantasy romance "The Shape of Water" topped the Oscars nominations list on January 23, 2018 with 13 nods, as the Academy also gave a rare nomination to a woman in the directing category. Guillermo del Toro's Cold War-set fairy tale scored nods for best picture, best director, best actress for its star Sally Hawkins, and supporting acting nominations for Richard Jenkins and Octavia Spencer.It was also nominated for best original screenplay, with the rest of its nods coming in technical categories.
/ AFP PHOTO / JEAN-BAPTISTE LACROIXAFP/JEAN-BAPTISTE LACROIX/11.01.18
Comentários