Abertura do evento Santander Delícias do BrasilChiacos/Divulgação
Por Marina Cardoso
Publicado 25/05/2018 03:00 | Atualizado 25/05/2018 13:45

Até domingo, o Jockey Club Brasileiro, na Gávea, será uma espécie da capital gastronômica do país. Desde ontem à tarde, o local recebe o evento 'Santander Delícias do Brasil' com panorama da culinária brasileira. O evento tem a participação de chefs vindos de todas as regiões do país. Com um toque especial, os profissionais preparam pratos com releituras de receitas típicas. O evento ainda conta com a presença de produtores rurais, atividades infantis, musicais e aulas demonstrativas de culinária.

Santander Delícias do BrasilDivulgação

O evento será itinerário de receitas premiadas a preços acessíveis. Chef do restaurante Mauá e anfitrião do almoço de amanhã do restaurante Santander Vila dos Sabores, Marcones Deus afirma que a primeira edição reúne toda a gastronomia brasileira em um só lugar. "Muito feliz de poder trazer profissionais de todo o país para o evento. Conseguimos convidar um grupo de chefs que representam toda a diversidade da comida brasileira, com bastante representatividade. É uma oportunidade do carioca experimentar ao mesmo tempo diferentes pratos das cinco regiões do Brasil".

Abertura do evento Santander Delícias do BrasilChiacos/Divulgação

Para o evento, Marcones trouxe o nhoque de banana da terra com ragu de rabada. "Primo pela memória brasileira na construção de cada prato. Com isso, tento resgatar também um pouco da minha raiz, da cozinha baiana, mais regional, autêntica e pé no chão", explica.

Para Ricardo Lapeyre, chef do Laguiole, o evento estimula a troca de experiências com outros profissionais da área. "Qualquer evento em prol da gastronomia é ótimo e a gente tem que apoiar. O mais legal é que esse tem o cunho de envolver todo o Brasil e ainda permite uma grande troca de ideias entre os chefs". No estande do Laguiole Lab, os visitantes podem experimentar cone dadinho de tapioca, goiabada e pimenta e uma tigela de arroz cremoso com bacalhau gadus, acompanhado de batata baroa fiapo.

Abertura do evento Santander Delícias do BrasilFOTOS Chiacos/Divulgação

Os pratos são servidos em dois espaços: no restaurante Vila dos Sabores e o outro na área externa, onde estão montados 12 estandes-restaurantes, em que são comercializados receitas a preços acessíveis. No restaurante Vila dos Sabores, os visitantes podem saborear almoços e jantares temáticos, preparados por até quatro profissionais em um espaço com capacidade para 144 pessoas. O evento também tem a participação dos food trucks Isis Rangel, Tapi Tapioca, Espírito de Porco e Aconchego Carioca.

AULAS DEMONSTRATIVAS

Os chefs darão aulas demonstrativas no auditório montado no Jockey Club. Serão 30 workshops gratuitos e abertos ao público ao longo dos quatro dias de evento.

Abertura do evento Santander Delícias do BrasilChiacos/Divulgação

Segundo a chef Maria Victoria, curadora da programação, as receitas ensinadas serão de fácil execução para que as pessoas possam reproduzi-las em casa. "O objetivo é mostrar toda a riqueza da gastronomia brasileira como forma de valorizar a nossa cultura por meio da disseminação de técnicas simples com o uso de ingredientes da nossa terra", diz Maria Victoria. Uma das aulas será do chef Lapeyre, que ensinará um mistura de culinária francesa e brasileira. "No meu restaurante, a gente tem uma cozinha francesa, mas com a utilização de muitos ingredientes brasileiros. Será uma aula de técnica francesa com produtos brasileiros".

Abertura do evento Santander Delícias do BrasilChiacos/Divulgação

PÚBLICO APROVA

Honorio Oliveira, 36 anos, conta que a cidade precisava de um evento gastronômico como esse. "Estou adorando todos os pratos que eu já vi. Com tudo que está acontecendo no Rio, o município estava necessitando se mostrar com um evento desse tipo".

João Pedro Pepe, 28, aprovou o conceito do evento. "A ideia de abranger todo o país é um diferencial. Você vir em um mesmo lugar e poder experimentar pratos de vários lugares do país é muito interessante".

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias