O ator Franco Brasileiro Josias Duarte - Ana Campbell
O ator Franco Brasileiro Josias DuarteAna Campbell
Por BRUNNA CONDINI

Rio - Em sua terceira novela bíblica na Record, 'Apocalipse', o ator Josias Duarte vive o árabe Jamal, uma espécie de guardião da mocinha Zoe (Juliana Knust). E fala sobre as próximas emoções do personagem na trama que termina no próximo dia 25.

"Ela sofre um acidente, e Jamal a salva no meio do deserto, levando-a para sua tribo. Ele cuida dela durante três anos com suas esposas (Maria de Lima, Hayla Barcellos e Luciana Mombrini)", conta o ator. "Jamal decide ajudar Benjamin (Igor Rickli) contra Ricardo Montana (Sergio Marone). Eles acabam salvando e ajudando alguns personagens da novela, em pleno deserto de Nova Babilônia".

RIO-PARIS

Com 36 anos, o carioca conta que viveu sua adolescência e metade de sua vida em Paris, e lembra o início da carreira.

"Aos 15 anos, me mudei pra lá, acompanhando minha mãe. Me naturalizei francês quando completei 18. Amo meus dois países, me sinto totalmente francês e totalmente brasileiro", diz.

Josias Duarte fala também do "despertar artístico".

"Tive uma dupla lesão nos dois tornozelos com 21 anos. Isso foi quando meu sonho de ser jogador de futebol se interrompeu. Fui trabalhar numa loja de decoração e lá recebi alguns convites para fotos e outros trabalhos no meio artístico. Vi que isso podia ser sério. Foi aí que o sonho de criança renasceu".

COMPARAÇÃO

Ele diz ainda que hoje seus planos incluem mais o Brasil do que a Cidade Luz. E, com bom humor, compara os dois lugares.

"Paris é uma cidade incrível! E o Rio é esplendoroso!", exalta. "Comparo Paris e Rio a duas mulheres. É como se eu tivesse duas paixões: uma mulher mais madura, com uma cultura mais refinada, mais organizada tanto nas suas ideias quanto no seu dia a dia, com uma história maior até mesmo por sua idade; e a outra é uma jovem mais espontânea. Viver no Rio é viver improvisando. Mas sou um louco pela vida, e esta cidade proporciona uma qualidade de vida incrível".

NO ROTEIRO E NA DIREÇÃO

Na França, Josias queria estudar cinema e acabou escolhido pelo teatro. Mas diz que, depois da novela, vai investir em outra paixão: "Escrever. Escrevo quase que diariamente. E pretendo, se Deus quiser, filmar meu primeiro longa este ano: 'Quebrando Silêncio'".

Os planos autorais também se estendem ao teatro.

"Estamos tentando voltar aos palcos com 'O Doador de Sonhos', uma peça que escrevi e dirigi ano passado por duas temporadas, que fala da luta de uma jovem contra o câncer. Acho mesmo que a primeira função do ator é mudar o mundo e tirar o público das suas preocupações cotidianas", analisa.

Além disso, o ator deseja criar na rotina mais espaço com seu filho, o pequeno Kairós, de 2 anos. "Sem dúvida, hoje o que mais gosto de fazer é passar tempo com meu filho, e eu mudo qualquer agenda por isso. A formação dele é muito importante pra mim, ele se tornou uma prioridade na minha vida, meu real amor!", diz.

Você pode gostar
Comentários