Vereadora Marielle FrancoMário Vasconcellos / Câmara Municipal do Rio
Por O Dia
Publicado 28/06/2018 04:12 | Atualizado 28/06/2018 05:58

Rio - A vereadora do Psol Marielle Franco, assassinada juntamente com seu motorista, Anderson Gomes, no último dia 14 de março, será uma das homenageadas durante um debate da próxima edição da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip). Ela será lembrada, juntamente com as escritoras Carolina de Jesus e Conceição Evaristo, em um dos eventos da Casa Libre & Nuvem de Livros. O encontro será no dia 27 de julho com a mesa "Vozes que não podem se calar: encontro entre Carolina, Conceição e Marielle".

As três mulheres negras foram escolhidas por compartilharem histórias de militância e combate às desigualdades sociais e raciais. Conceição Evaristo, a única viva entre elas, estará presente no bate-papo, ao lado da socióloga Janaína Damasceno e do jornalista Tom Farias, com mediação do bibliotecário e jornalista Vagner Amaro.

A Casa Libre & Nuvem de Livros funcionará na Flip, de 26 a 30 de julho, na Rua da Lapa, 8, Centro Histórico. O espaço é promovido desde 2014 pela Liga Brasileira de Editoras (Libre) — associação de editoras independentes com maior representatividade no Brasil — e a Nuvem de Livros — biblioteca virtual por assinatura que reúne títulos de inúmeras editoras e outros conteúdos.

Tema

A escritora Conceição Craveiro também será homenageadaDivulgação / Walter Craveiro

"Leitura, gesto político" é o tema que conduzirá os debates na Casa Libre & Nuvem de Livros na Flip e parte da premissa de que a leitura instaura um campo de presença e encontro com outros saberes, facilitando diálogos e trocas atemporais, contribuindo desta forma com a potencialização e construção de novas consciências.

"Pelo quinto ano consecutivo, a Libre, em parceria com a Nuvem de Livros, traz uma discussão contundente para a Flip. Discutir o papel da leitura é discutir o mundo. É discutir as possibilidades de formação de novos leitores e que estes sejam atentos e reflexivos. Discutir leitura é fugir da alienação que parece nos rondar. O mercado editorial precisa entender que, para o crescimento do número de leitores, é preciso incentivo e formação de seres pensantes”, diz Raquel Menezes, presidente da Libre.

"A Libre e a Nuvem de Livros esperam que a leitura possa 'gestar-se' em novos territórios para novos sujeitos, fomentando resiliência e transformação, engendrando sonhos, construindo pontes e abrindo caminhos possíveis ao crescimento sociocultural. Afinal, é lendo que se desenvolve o pensamento crítico", ressalta Roberto Bahiense, CEO da Nuvem de Livros. Neste ano, o espaço conta com o apoio da Metabooks, plataforma de gerenciamento de metadados integrada ao sistema de editores e livreiros, da gráfica Forma Certa e da Bibliomundi, plataforma de autopublicação e distribuição de e-books.

Programação

A escritora Carolina de JesusDivulgação / Editora Malê

Durante cinco dias, escritores e demais profissionais do mercado editorial, jornalistas e acadêmicos participarão de debates. Outro destaque da programação é da mesa que discutirá sobre "Representatividade na literatura e nos festivais literários", no dia 27 de julho, com participação das escritoras Paloma Franca Amorim, que escreve às quartas para o jornal paraense O Liberal, Guiomar de Grammont, organizadora do Fórum das Letras de Ouro Preto, e Gisele Corrêa Ferreira, organizadora do Flipoços, o evento literário de Poços de Caldas. Haroldo Ceravolo será o mediador. O encontro será propício para debater a necessidade de haver diversidade étnica, racial e de gênero nos eventos de literatura.

Também no dia 27, o "Encontrão de Poetas" chega à Casa Libre & Nuvem de Livros para reunir poetas e leitores de poesia e lançar as plaquetes do projeto Coopoesia: coletivos de poesia na cidade do Rio de Janeiro. A noite de leitura e performance vai contar com as poetas Ana Carolina Assis, integrante do coletivo Oficina Experimental de Poesia, Estela Rosa e Taís Bravo, que tocam o projeto Mulheres que Escrevem, entre outros convidados. Durante o ano, o Encontrão de Poetas é realizado no Morro da Conceição, no Centro do Rio, pelo coletivo A Mesa, que promove projetos em artes visuais e poesia.

No sábado, dia 28, as escritoras Bella Prudencio, Eliana Alves Cruz e Lívia Magalhães discutem sobre feminismo, assunto em evidência na sociedade, na mesa "Lugar de mulher é onde ela quiser", mediada por Lizandra Magon de Almeida. Cada uma tratará de sua experiência sobre o tema, norteadas da ideia de que as mulheres podem ir a qualquer lugar. A casa acredita que a democratização da leitura permitirá um país mais leitor, com mais mulheres leitoras e conhecedoras de seus direitos.

No mesmo dia, Alberto Pucheu e Daniele Ramalho debatem "Poesia e Resistência”, com mediação de Maíra Nassif.

Depois, será realizado um bate-papo sobre "Colonização e Resistência" com o premiado escritor franco-congolês Alain Mabanckou, autor da Editora Malê que está na programação oficial da Flip, e mediação de Joana Monteleone.

Na edição de 2018 da Flip, a casa terá ainda programação infantil no sábado e domingo de manhã. Haverá um slam de ilustração com o premiado ilustrador Roger Mello e apoio do Clube de Leituras Quindim. O público que costuma prestigiar a Casa Libre & Nuvem de Livros desde 2014 comparece com a expectativa de desfrutar, naquele espaço, do aprofundamento sobre a análise da realidade brasileira. Isso aconteceu, por exemplo, durante as conferências de Leonardo Boff e Marcelo Freixo Lázaro Ramos, Conceição Evaristo, Chico Alencar na edição 2016.

Em 2017, a programação se aprofundou sobre como a leitura pode contribuir para a superação das graves crises que o Brasil atravessa, como forma de resistência política.

Flip já é tradicional no calendário de ParatyDivulgação / Flip

A Libre

Constituída em 2002, a Liga Brasileira de Editoras (Libre) congrega cerca de 130 editoras de diversas regiões do país em defesa da bibliodiversidade, termo que se refere à necessidade de diversidade na produção editorial e nos acervos disponibilizados aos leitores em bibliotecas, livrarias e outros ambientes. A bibliodiversidade está relacionada à própria ideia de diversidade cultural — é a garantia de que o mercado do livro ajude a construir uma sociedade que respeite e promova a democracia e a diversidade de cultura, política e de gênero. Associada à Aliança Internacional dos Editores Independentes, com sede em Paris, a Libre é a maior rede do mundo dentro de tal segmento editorial.

A Nuvem de Livros é uma biblioteca em nuvem que permite a consulta ao seu acervo em um ambiente com acesso controlado e licenciado, absolutamente seguro, ideal para escolas, universidades e famílias, reunindo milhares de livros, vídeos e conteúdos interativos. Após aderir ao serviço, o usuário pode acessar romances, biografias, coletâneas de contos, crônicas, poesias, ensaios, novelas e vários outros gêneros literários, além de atlas, enciclopédias e dicionários.

Também compõem a plataforma audiolivros, audiocursos, entrevistas com importantes e premiados autores e produtores culturais, vídeos sobre literatura e saúde, reforço escolar e visitas guiadas aos mais respeitados museus do mundo.

Evento acontece no mês que vemDivulgação / Flip

Programação confirmada da Casa Libre e Nuvem de Livros na Flip 2018

QUINTA-FEIRA, DIA 26/07

20h: Coquetel

SEXTA-FEIRA, DIA 27/07

16h: Representatividade na literatura e nos festivais literários

Paloma Franca Amorim

Guiomar Garammont (Forum das Letras de Ouro Preto)

Gisele Correa Ferreira (Flipoços)

Mediação: Haroldo Ceravolo

18h: Vozes que não se podem calar: encontro entre Carolina, Conceição e Marielle

Conceição Evaristo

Janaína Damasceno

Tom Farias

Mediação: Vagner Amaro

20h: Encontro de poetas à mesa

SÁBADO, DIA 28/07

16h: Poesia e resistência

Alberto Pucheu

Daniele Ramalho

Mediação: Maíra Nassif

18h: Lugar de mulher é onde ela quiser

Bella Prudencio

Eliana Alves Cruz

Lívia Magalhães

Mediação: Lizandra Magon de Almeida

20h: Colonização e literatura

Bate-papo com Alain Mabanckou

Mediação: Joana Monteleone

Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias