Leitura Dramatizada  de  'Estranhas Criaturas', contos de Jozias Benedicto, na Glória  - Divulgação
Leitura Dramatizada de 'Estranhas Criaturas', contos de Jozias Benedicto, na Glória Divulgação
Por RODRIGO TEIXEIRA

Rio - A Companhia de Teatro Cordão Encarnado realiza hoje, às 18h30, a leitura dramatizada de 'Estranhas Criaturas Contos de Jozias Benedicto', na Sala Zaíra de Oliveira, no Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória, com entrada gratuita. A montagem tem direção de Sérgio Medeiros e no elenco a atriz e produtora Joelma Di Paula.

"Estava fazendo uma pesquisa e me deparei com o texto do Jozias Benedicto. E fiquei encantada. Ele não está preocupado com o português e sim com a fluência da fala. Diferentemente do senso comum, foge do maniqueísmo. Temos aqui a oportunidade de conhecer um autor que tem dois livros lançados, premiado", afirma Joelma.

Os contos de Jozias Benedicto que serão apresentados na leitura dramatizada fazem parte dos três livros do autor, dois já lançados, 'Estranhas Criaturas Noturnas' e 'Como Não Aprender a Nadar', e 'Um Livro Quase Vermelho', que será lançado até o fim do ano.

"Quando a Cia de Teatro Cordão Encarnado me propôs uma leitura de textos, aceitei imediatamente. Já conheço o trabalho da Companhia e sua ligação com a palavra, como foi a encenação que fizeram da 'Hora da Estrela', de Clarice Lispector", conta o autor.

Jozias Benedicto também escreveu o conto 'A Falência' especialmente para a Companhia de Teatro Cordão Encarnado. "Sou muito ligado no poder da palavra lida, em alto e bom som, não só presa em um livro. A leitura dramatizada potencializa sua força. É a magia do teatro que vem desde a Grécia Antiga", diz.

A Companhia de Teatro Cordão Encarnado existe desde 2007, e na leitura dramatizada, os cinco atores do grupo se revezam na leitura dos contos com uma proposta que pretende integrar texto, imagem e performance, tão característicos da linguagem do escritor.

"Trabalhar com um grupo de teatro permite expandir esta experiência. O texto aumenta a partir das vozes dos atores, e o envolvimento do espectador é maior ainda. Assim, estou muito emocionado com esta experiência de ver e ouvir meus contos na dramatização da Cia Cordão Encarnado", comemora o autor.

A leitura dramatizada de 'Estranhas Criaturas Contos de Jozias Benedicto' será seguida de um bate-papo com a presença do autor e com mediação das professoras de literatura Ana Paula Luduvice Rêgo e Ionara Silva de Oliveira.

O Memorial Getúlio Vargas fica na Praça Luis de Camões s/nº, na Glória, próximo à estação de metrô. A entrada, gratuita, está sujeita à lotação.

Você pode gostar
Comentários