Carol Castro - João Miguel Júnior/Globo
Carol CastroJoão Miguel Júnior/Globo
Por BÁRBARA SARYNE

Rio - Carol Castro já interpretou várias personagens na televisão. Nenhuma delas, no entanto, foi tão especial quanto Waleska, que trabalha como comandante oficial da Marinha, em 'O Tempo Não Para'. A aproximação da atriz com a mulher se deve ao fato de seu avô ter exercido a profissão no passado. Toda vez que veste a farda para gravar, inclusive, a artista acredita que está homenageando o falecido. "Queria muito que ele estivesse me vendo de farda, batendo continência. É uma grande honra vestir essa roupa", diz ela.

Durante a infância, Carol morou um tempo em Natal, com os avós maternos, e lembra até hoje de alguns trejeitos do avô, que teria sido seu chefe se misturássemos ficção com realidade. "Ele era capitão de mar e guerra, uma patente acima da Waleska. Eu o observava, então tive essa rotina e acabei pegando, de certa forma, experiência na vida militar", afirma. Com as histórias que ouvia na cabeça, a atriz arrisca dizer que teve facilidade para compor a personagem, mas fez questão de conversar com outros profissionais do meio para entender tudo com mais detalhes.

Além disso, Waleska permitiu que a atriz levasse um pouco de si para a trama. Responsável e independente, a comandante mostra a força das mulheres contemporâneas ao ocupar um cargo que, no passado, jamais seria de uma moça. Essa força, é claro, também está ligada ao seu relacionamento com Elmo, personagem de Felipe Simas. Embora Waleska esteja envolvida com o rapaz, ela não esconde que prefere deixar o romance em segredo por achar que é muita areia para o caminhãozinho dele.

"A Waleska é empoderada, firme. Eu acho que ela prefere não assumir esse namoro pelo fato de ele não ter uma profissão, uma estabilidade. Ela acha que uma militar deve estar com uma pessoa que tenha mais firmeza na vida", explica a artista, que adianta uma possível mudança de planos na vida da mulher. "A princípio, o relacionamento dela é com o Elmo (Felipe Simas), mas eu acredito que role alguma coisa com o capitão Gonzaga (Raphael Vianna). Acho que dali parte alguma coisa, sim", assegura.

VILÃ OU MOCINHA?

Com a missão de manter os congelados escondidos da imprensa, a personagem de Carol Castro está ganhando a antipatia do público. Na primeira semana da trama, a comandante chegou a brigar com o personagem de Nicolas Prattes, por causa de Marocas (Juliana Paiva), e deixou algumas pessoas confusas, imaginando que ela pode muito bem se revelar uma vilã. A atriz, no entanto, acredita que Waleska seja uma pessoa do bem, mas afirma que não vê problemas caso o autor decida colocá-la para fazer maldades ao longo do folhetim.

"Não a vejo como vilã, ela é muito correta e só quer ser responsável pelos congelados. A Waleska recebeu uma ordem para trazê-los de volta, então vai atrás de cumprir essa ordem e ponto. Agora, uma novela é sempre uma caixinha de surpresas. Tudo sempre pode acontecer em uma obra aberta", defende ela, que é fã da história que está contando e confessa ler o texto, antes de assistir, de todos os personagens.

"A ideia é bem ousada, e eu acho isso muito legal e atraente. Do mesmo modo que a novela traz um lado fictício, ela traz à tona assuntos muito interessantes. Os textos falam bastante sobre 132 anos terem passado e algumas coisas continuarem iguais, o que não deixa de ser uma crítica. Por causa desse enredo, a trama mostra várias realidades de uma forma divertida", afirma.

MARTENIDADE

Mãe de primeira viagem, Carol voltou com tudo da licença-maternidade e diz que é sempre bom fazer o que gosta. A atriz conta que ficou apenas quatro meses em casa e sente muita falta da pequena Nina, que completou um ano dia 12, enquanto estava gravando no Projac. Mais sensível do que antes, ela revela que sentiu medo de não conseguir amamentar a herdeira com o retorno ao trabalho. Para o leite não secar, a global até evitou dietas muito restritivas.

"Foi um grande desafio, eu precisei correr atrás para ficar preparada. Já vinha me alimentando bem por conta da amamentação, então fiz uma dieta mais voltada para isso. Comecei a comer alimentos mais saudáveis e não fiquei com aquela coisa de ter de emagrecer muito porque eu pensava na neném, tinha que achar um equilíbrio", diz ela.

O primeiro trabalho frenético da atriz, após a licença, foi na gravação do filme 'Veneza', de Miguel Falabella. A artista diz que não pensou duas vezes antes de levar Nina, que tinha seis meses, para acompanhar as gravações. "Foi superintenso porque eu fui ao Uruguai e levei a Nina comigo, depois a gente atravessou o oceano e ficamos uma semana lá", conta ela, que não pensa em fechar a fábrica agora.

No momento, Carol diz que ainda não é hora de pensar em um segundo filho. Daqui a alguns anos, no entanto, um irmãozinho para Nina será muito bem-vindo. "Primeiro, quero voltar a pegar o ritmo no trabalho, curtir muito a minha filha, e quando ela tiver com uns três aninhos, quem sabe, planejar outro filho", afirma a atriz, que acredita estar no melhor momento de sua vida e prefere não falar muito sobre o futuro.

"Eu gosto de pensar que o momento que estou vivendo agora é sempre o melhor porque o agora é o presente, o nome já diz tudo. Sempre que me perguntam do futuro, eu digo que o futuro vai ser a consequência do que a gente está vivendo e fazendo hoje. Por isso, é até legal fazer planos e pensar no amanhã, mas é importante lembrar que o tempo não para", finaliza Carol.

Você pode gostar
Comentários