Por O Dia

Rio - O Dia Internacional da Animação, comemorado em 28 de outubro, será festejado em mais de 200 cidades espalhadas por todos os 26 Estados do Brasil, com intensa programação de mostras e exibições. Um evento bacana - porque demonstra o renovado interesse dos jovens em se especializar na área - é a mostra de alunos do Estúdio Escola de Animação (EEA), projeto pioneiro da Baluarte Cultura e do Copa Sudio, no Rio de Janeiro. Os quatro curta-metragens de animação produzidos na temporada 2018 como trabalho final do curso, serão exibidos pela primeira vez, em evento aberto ao público e gratuito, no sábado, 27 de outubro, às 10h30, na Maison de France, Centro do Rio.

Será uma manhã de conquistas para os 60 alunos, entre 16 e 24 anos, que, desde maio último, vêm aprendendo as técnicas de animação com profissionais do setor, divididos em quatro turmas. O curso, gratuito, reproduz o ambiente e o funcionamento de um estúdio profissional, incluindo as diversas etapas de uma produção, para além do desenho em si. Em aulas teóricas e práticas, a garotada estuda, por exemplo, Roteiro, Storyboard, Ilustração e, claro, Animacão, abrindo um leque de possibilidades de criação.

2018: ano importante para a animação brasileira

Este 2018 está sendo mágico para os animadores brasileiros. O país foi homenageado no célebre Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, na França, onde o Copa Studio compareceu como representante do desenho “Irmão do Jorel”, indicado a Melhor Animação para TV. Além disso, a animação “Historietas Assombradas”, também produzida pelo Copa Studio, ganhou a estatueta de Melhor Longa Metragem de Animação, no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Já no Estúdio Escola de Animação, 35% de ex-alunos estão atuando profissionalmente no setor em importantes estúdios de animação do país como 2DLab, Birdo Studio e Combo Studio. Em seu sexto ano de atividades, o projeto vem recebendo convites para expandir para outras cidades e também planeja chegar com força no universo digital, através de ensino à distância, já em 2019.

Experiência para jovens em busca vocacional

A iniciativa coleciona casos gratificantes de descoberta, engajamento e transformação pessoal. Falas como “logo no primeiro contato eu tive certeza absoluta do que eu queria fazer na minha vida” ou “quando comecei eu nem sabia abrir um programa direito e agora já estou animando cenas”, ou, ainda, “é incrível que um curso desse nível seja gratuito” são recorrentes entre os alunos, escolhidos em disputado processo seletivo.

Realizado desde 2012 pelo Copa Studio e pela Baluarte Cultura, o EEA foi pensado para oferecer uma primeira experiência na área aos jovens cariocas em busca vocacional. “Não estamos aqui para substituir cursos livres ou universitários de animação. Queremos abrir caminhos, queremos somar”, se entusiasma Zé Brandão. “É bonito ver como o mercado de animação vira uma opção real para a garotada depois que estuda com a gente”, destaca Paula Sued, diretora de produção da Baluarte Cultura.

O Estúdio Escola de Animação é patrocinado pela Halliburton e pelo Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, MobiCare, Wilson Sons e Wilson Sons Ultratug Offshore, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. O projeto conta ainda com parceria institucional da Toon Boom Animation para fornecimento dos softwares de animação.

Veja as animações dos anos anteriores, com depoimentos dos alunos e trechos das aulas:
http://www.youtube.com/eescoladeanimacao
https://www.facebook.com/estudioescola

Serviço

Quando: sábado, 27 de outubro, às 10h30

Onde: Teatro da Maison de France – Av. Presidente Antonio Carlos, 58, Centro do Rio. T (21) 2544.2533

Quanto: Entrada franca. O teatro dispõe de 352 lugares e acesso para portadores de necessidades especiais

Você pode gostar