Giovanna Antonelli - Fernando Torquatto/Divulgação
Giovanna AntonelliFernando Torquatto/Divulgação
Por Gabriel Sobreira

Rio - Faltam cinco dias para os fãs de 'Segundo Sol', da Globo, conhecerem o desfecho de Luzia (Giovanna Antonelli) e sua trupe no último dia 29, registrou 41 pontos de audiência em São Paulo, e 46 no Rio. Os bons ventos começam a partir de amanhã: a personagem será libertada da prisão depois que Remy (Vladimir Brichta) se apresenta à polícia. De certo, ao longo de 155 capítulos, acompanhamos a saga da ex-marisqueira para reunir seus filhos e ficar ao lado de seu grande amor, Beto (Emilio Dantas). Para isso, a heroína enfrentou toda a sorte de obstáculos possíveis criadas pelo autor João Emanuel Carneiro. Nesta reta final, Karola (Deborah Secco), a grande algoz da DJ, será perdoada pela protagonista e convidada para o casamento dela com Beto.

"Eu sou uma pessoa que não costumo guardar rancor. A gente tem que resolver e deixar para trás. E acho que esse perdão, se acontecer, deixará a vida de Luzia mais leve. Mas quem sabe do destino de Luzia é seu criador, João Emanuel", despista Giovanna Antonelli, dizendo que, se fosse Luzia, deixaria Karola para trás. "Ela certamente não faria mais parte da minha vida. E isso inclui não sentir mágoa, raiva, rancor. Sei que não é fácil, mas é mais sábio", pondera.

DESAFIO E PRAZER

Que balanço você faz de 'Segundo Sol'? "É impossível não fazer um balanço positivo de 'Segundo Sol'. Um elenco maravilhoso e uma equipe afinadíssima. Fazer novela é um desafio. É prazeroso, mas nos desafia porque a entrega é enorme. Quando o time é bom, o trabalho fica mais leve. E isso aconteceu com essa novela", resume.

No começo da trama, parte do público achava que Luzia tinha atitudes pouco inteligentes, mas nada que tirasse o carisma da marisqueira. "Vou sempre defender minhas personagens. É parte da história viver algumas tramas que mexem mais com o público. Se tudo se resolvesse rapidamente, não teríamos história", reforça a carioca, que não esconde sua torcida para um desfecho feliz de sua personagem. "O final da Luzia seria com a família reunida. Ela é muito ligada à família e somente isso fará com que ela sinta que está 'recuperando' um pouco do tempo perdido, dos anos em que viveu como fugitiva, das prisões", lembra ela, que ao terminar de gravar os últimos capítulos já sabe o que fazer. "Férias com a família durante um curto período e, claro, mudança de visual", confessa, aos risos.

AUMENTAR FAMÍLIA?

Aos 42 anos, casada com o diretor artístico Leonardo Nogueira, Giovanna é mãe das gêmeas Antônia e Sofia, de 8, e de Pietro, 13 ele, fruto do relacionamento com o ator Murilo Benício. A atriz diz que não tem planos de aumentar a família. Mas revela, brincando: "Ah, eu adoraria".

A atriz conta que tem trabalhado para se tornar a mãe que sempre sonhou ser. "A gente quer sempre melhorar, fazer algo melhor. Como qualquer relação, a gente vai se modificando. Os filhos crescem, e a gente vai mudando de fases na maternidade. É um aprendizado constante", explica ela.

FILHOS

Segundo ela, educar é uma tarefa que exige muito, que ninguém é o dono da verdade e o que funciona para um pode não ser a verdade do outro. "Não tem regra, manual. E isso faz com que tenhamos escolhas diárias. Mas a maternidade é uma delícia, o amor incondicional, o crescimento deles, cada conquista e descoberta. Ah, é uma lista imensa", derrete-se a mãe coruja.

Com o trabalho acelerado por conta dos últimos capítulos da novela, Giovanna diz que a solução para ter tempo com a família e ainda de quebra administrar a carreira de empresária é apostar na organização.

"A gente é múltipla e já sabe que a reta final é sempre mais acelerado. Então, os compromissos ficam para antes ou depois deste período", diz ela, que lista alguns dos seus produtos licenciados. "Óculos, joias, roupas, bolsas, clínica de estética, perfume, sandálias, esmalte e chinelo. Sempre tem coleção nova chegando. A roda não para, e isso me alimenta", diverte-se ela, que também não para.

"Em 2019, chegarão novas coleções de roupas com a Leader, iremos expandir a rede Giolaser. Lançaremos mais uma coleção das bolsas e o quarto perfume, '111'", avisa, empolgada. Para dar conta de toda essa agenda de compromissos, além da organização, Giovanna faz questão de dormir muito bem. "Se eu não dormir, não aguento o tranco. Durmo uma média de oito horas. Eu me alimento bem e faço atividade física. É o grande benefício que faço a mim mesma, ganho qualidade de vida", explica.

Você acha que com o passar dos anos está ficando menos workaholic?

"Estou me empenhando para isso", revela.

DICAS

Com 24 anos de trajetória como atriz, Giovanna é direta quando perguntada sobre as dicas que daria para quem deseja seguir os mesmos passos que ela. "Estudem, se dediquem. Foquem no trabalho árduo do dia a dia. Alimentem-se de informação, cultura, conhecimento. E precisa acreditar. De verdade", ensina. Ela também fala sobre quem tem o sonho de ter o próprio negócio e empreender. "No meu modelo ideal de negócio, eu tenho que estar presente em todos os processos. Acho que o pulo do gato está aí. Tudo tem o meu gosto, o meu desejo, as minhas escolhas", diz.

Você pode gostar
Comentários