Por O Dia

Rio - O "MULTICIDADE - Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas" traz ao Rio, de 9 a 13 de novembro, mulheres artistas da Alemanha, Dinamarca, Reino Unido, França e Brasil como forma de possibilitar o intercâmbio e a reflexão sobre o fazer artístico e o posicionamento da mulher na sociedade contemporânea.

A direção geral e curadoria do festival são da atriz e diretora italiana Paola Vellucci, da diretora sérvia Jadranka Andjelic e da dramaturga e cineasta brasileira Eveline Costa. 

Focado na produção teatral contemporânea e multimídia, a programação oferece ao público, de todos os gêneros, uma variada programação de espetáculos, performances, instalações, concerto teatral, exposição fotográfica, mostra de vídeos, demonstração de trabalhos, falas temáticas e oficinas gratuitas.

Paola Vellucci diz que o MULTICIDADE “é um encontro entre a arte na cidade e a cidade na arte” e Jadranka Andjelic complementa dizendo que é também “uma possibilidade de expandir uma cidade em várias”.

Ao contrário do que aconteceu na 1ª edição (2015), quando o festival ocupou durante 8 dias as instalações do Espaço Tom Jobim, localizado no Parque Jardim Botânico, a atual edição se “espalha” pela cidade com cerca de 27 atividades acontecendo em 10 importantes espaços culturais do Centro e Zona Sul do Rio de Janeiro.

A abertura, no dia 9 de novembro, será na área externa do MAM Rio - Museu de Arte Moderna de Rio de Janeiro, com apresentação do espetáculo de teatro aéreo “Paper Dolls” (Alemanha). Nos dias seguintes a programação acontece no Teatro Ipanema, Casa de Cultura Laura Alvim, Teatro Poeira, Casa França-Brasil, Espaço Sequência, Casa 7, Universidade Candido Mendes e Escola Nacional de Circo. O encerramento será na Sala Cecília Meirelles com o concerto teatral “Tout Moreau” do Voix Poliphonique (França).

O MULTICIDADE está conectado ao THE MAGDALENA PROJECT, uma rede internacional de mulheres atuantes no cenário artístico contemporâneo, que têm como perfil a valorização do fazer artístico feminino e a contribuição para a criação e comunicação em rede, como forma de fortalecimento mútuo, num sistema primordialmente colaborativo.

A diretora Jill Greenhalgh (País de Gales, Reino Unido), uma das fundadoras do The Magdalena Project, participa da programação com uma oficina de construção da performance “Daughter/Filha”, que será apresentada no último dia do festival. Esta atividade já realizada em Cuba, Dinamarca, Equador, Espanha, País de Gales e Suíça. Depois do Brasil, Jill a levará essa atividade para o Japão, EUA e Irlanda.

A programação completa está disponível no site oficial www.multicidade.com

Você pode gostar