Skuna, um dos restaurantes participantes - Divulgação
Skuna, um dos restaurantes participantesDivulgação
Por O Dia

Rio - Nos dias 10 e 11 de novembro, acontecerá o Circuito de Arte e Gastronomia das Vargens. Com o objetivo de fomentar a cultura local, o evento conta com a participação de 24 ateliês e 10 restaurantes.

A ideia é que o visitante tire o dia para curtir a região. Comece o passeio pelos ateliês, conheça a produção dos artistas, pare para almoçar quando a fome apertar e finalize o dia conhecendo os ateliês que faltarem. Para isso, o circuito funcionará das 10h às 18h, tanto no sábado quanto no domingo.

Os ateliês estarão de portas abertas mostrando a produção de cada artista participante do circuito: pinturas, esculturas, cerâmicas, instalações, vidros, madeiras, terrários, material reciclado, móveis, luminárias, joias, mosaicos, bioconstrução, entre outros. Já os chefs de cada restaurante apresentarão, dentro do cardápio da casa, um prato especial para o circuito.

Como atrativos culturais da região, a Feira da Roça, que conta com uma apresentação de Dança de Coco; o Quilombo Cafundá Astrogilda, com capoeira, artesanato, danças regionais; e o Museu Casa do Pontal, com visitas teatralizadas. Teremos também duas oficinas gratuitas sobre a técnica de flame working e a utilização de materiais de reuso para luminárias.

Tudo isso ofertado aos pés do Maciço da Pedra Branca, área de proteção ambiental, onde se localizam os bairros de Vargem Grande e Vargem Pequena, que se destacam pela vocação natural para o turismo.

Com o evento, o visitante tem a oportunidade de apreciar o cenário bucólico da região, interagir diretamente com os artistas, conhecendo o processo de criação de cada um, como também experimentar receitas da culinária brasileira, da cozinha internacional, regional, italiana, além de frutos do mar etc.

Rosana Rocha, idealizadora do evento, frisa a importância do Circuito de Arte e Gastronomia das Vargens: “Na verdade, essa será a quarta edição. Fizemos em 2005, 2006, 2011 e agora. A edição desse ano é a maior de todas, o que muito nos anima e comprova o quanto a região é riquíssima em termos culturais e gastronômicos. Tem muita coisa boa para ser vista, reconhecida e valorizada na região. Venham, venham todos”, brinca Rosana.

Nesta edição, o Circuito de Arte e Gastronomia das Vargens conta com o apoio do SESC, ACIR (Associação Comercial e Industrial do Recreio e Vargens), AMAVAG (Associação de Moradores e Amigos de Vargem Grande, Polo Gastronômico de Vargem Grande e Museu do Pontal.

O Circuito de Arte e Gastronomia das Vargens tem como objetivo promover a pluralidade artística e cultural, assim como contribuir para a formação de público. Por isso, confira a programação e apareça!

Serviço

Circuito de Arte e Gastronomia das Vargens

Dias: 10 e 11 de novembro

Hora: das 10h às 18h

Local: ateliês e restaurantes de Vargem Grande e Vargem Pequena (ver a listagem de participantes)

Facebook: @circuitodasvargens

Instagram: @circuitodasvargens

Você pode gostar