Dia Nacional do Samba é comemorado com festa no trem, nas estações e em Oswaldo Cruz

32 rodas de samba, cinco velhas guardas e três palcos diferentes garantirão a diversão do público

Por O Dia

Marquinhos de Oswaldo Cruz, um dos organizadores do evento
Marquinhos de Oswaldo Cruz, um dos organizadores do evento -

Rio - O Rio receberá, no próximo sábado, a 23ª edição do Trem do Samba e a estação Central do Brasil e o bairro Oswaldo Cruz serão palco de muita música ao longo de toda a comemoração. O evento é parte do calendário cultural da cidade e vai celebrar o Dia Nacional do Samba. Cinco velhas guardas e 32 grupos vão garantir a diversão. A entrada do trem não será gratuita, mas os interessados só precisam contribuir com 1 kg de alimento não perecível e trocar pelo bilhete de embarque na Central do Brasil durante todo dia do evento. Os alimentos vão ajudar entidades de apoio a pessoas carentes. O Trem do Samba parte às 18h04 da Central do Brasil e vai até o bairro considerado o berço do ritmo, Oswaldo Cruz.

A festa vai contar com um palco principal na Central do Brasil a partir das 15h até às 19h e mais três palcos esperam o público em Oswaldo Cruz, sem hora para acabar. Este ano o evento homenageia os compositores que já são eternizados através de suas músicas. O público pode esperar grandes nomes como Dona Ivone Lara, Wilson Moreira, Luiz Carlos da Vila e os 40 anos do morte de Candeia.

A festa dentro do vagão vai acontecer nos cinco ramais, cada um composto por 8 vagões — um deles será destinado às velhas guardas das escolas de samba.

Antes de chagar a Oswaldo Cruz o trem fará uma parada na estação desativada de Mangueira, onde vai rolar uma homenagem à Velha Guarda da Estação Primeira de Mangueira. Em Oswaldo Cruz, 14 rodas de samba vão garantir a diversão do público nos bares de referência do bairro e três palcos estarão na Praça Paulo da Portella, Rua João Vicente e Rua Átila da Silveira.

Galeria de Fotos

Velha Guarda da Unidos de Vila Isabel Divulgação
Marquinhos de Oswaldo Cruz, um dos organizadores do evento Divulgação
Velha Guarda da Império Serrano Divulgação

Últimas de Diversão