Festival reúne teatro, palestras, performance e exposição inédita - Divulgação
Festival reúne teatro, palestras, performance e exposição inéditaDivulgação
Por O Dia

Rio - O "Fest & Arte", evento dedicado ao teatro, vai abrir portas para outras manifestações culturais em sua sexta edição, que acontecerá do dia 7 ao dia 9 de dezembro, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa.

Para a abertura, na sexta-feira, haverá a exposição inédita "Recorte", da artista visual Luiza Scarpa, com 15 telas inspiradas em vivências da pintora. "Senti que palavras não eram suficientes para expressar tudo que eu senti nesses últimos anos. Vejo recortes de sentimentos meus nas obras", conta Luiza, que traz em sua coleção colagens e telas a óleo, imagens figurativas e abstratas, com a utilização de materiais sustentáveis. A artista receberá o público a partir das 18h, e estará também no sábado e no domingo por lá, das 14h às 21h.

Na sequência, às 19h30, a atriz e poeta Betina Kopp sobe ao palco do espaço com o espetáculo "Beco", que tem supervisão de Amir Haddad e direção de Adressa Koetz. O solo mistura música eletrônica, poemas, dramaturgia e projeções, e mostra uma imersão da artista em assuntos da nossa contemporaneidade. "Falo do coração, desse percurso que contrai e expande. Falo das minhas inquietações, angústias cotidianas, realizações, a autoanálise, carências, prazeres. É muito feminino", descreve Betina.

No sábado, a partir das 14h, começa a maratona de espetáculos infantis e adultos, que concorrem a prêmios, e que segue até as 21h. O festival de teatro é apresentado por Giovanna Velasco. Mais uma vez, a atriz revive a personagem de sucesso Dona Eulália. Haverá a oficina interativa "Poema Expresso", com Nathascha Francis, e também a participação do DJ Bibo nas picapes, para animar a noite.

Domingo, para abrilhantar a programação, o diretor teatral e encenador premiado Jorge Farjalla dará uma master class, em que falará sobre seus filmes, espetáculos de teatro - só este ano ele encenou as peças 'Senhora dos Afogados’, 'Vou Deixar de Ser Feliz Por Medo de Ficar Triste' e 'Alice e Gustavo' - e toda a arte que o rodeia, a partir das 14h. "Vou exibir o meu curta 'Vestido de Noiva', em comemoração aos 75 anos do texto, e falar sobre a obra de Nelson Rodrigues", diz Farjalla, um dos maiores especialistas do Brasil no assunto.

O evento é patrocinado pela Fundação Cesgranrio. “Além da Fundação consegui fazer novas parcerias, com a Luiza Scarpa, Betina Kopp e Jorge Farjalla, e colocar o meu festival de pé com atrações de muitíssima qualidade", celebra a realizadora Kellys Kelfis, da Nozes Produções, que recebe na programação 18 espetáculos - seis infantis e 12 adultos.

Você pode gostar