'Mostra Brasileirinhos de Cinema para Crianças' começa nesta quarta

Lendas indígenas, os seres e mitos fantásticos, bruxas, circo, a fauna e a flora da floresta amazônica são só alguns dos temas presentes na exposição

Por Gabriel Sobreira

'Sinfonia', parte da 'Mostra Brasileirinhos de Cinema para Crianças'
'Sinfonia', parte da 'Mostra Brasileirinhos de Cinema para Crianças' -

Rio - Lendas indígenas, os seres e mitos fantásticos, bruxas, circo, a fauna e a flora da floresta amazônica são só alguns dos temas presentes na 'Mostra Brasileirinhos de Cinema para Criança', em cartaz de hoje até o dia 11 de fevereiro, para crianças de três a 16 anos, no CCBB Rio, no Centro.

"As crianças podem se ver espelhadas, conhecer mais histórias e lendas brasileiras e um pouco da cinematografia brasileira. Um público tão acostumado a produções estrangeiras terá a oportunidade de ver um panorama de filmes de diferentes épocas, incluindo clássicos e novos clássicos, inéditos e raros", conta Luísa Berlitz, uma das curadoras do evento.

São mais de 33 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, com destaques para clássicos da cinematografia brasileira e também com espaço para novidades do cinema infantil nacional. Têm sessões com acessibilidade, contendo legendas descritivas, audiodescrição e tradução em libras. E além dos filmes, haverá oficinas, brincadeiras e atividades educativas, como sessões seguidas de recreação.

Entre os homenageados estão 'Maneco, o Super Tio', que completa 45 anos em 2019. Dirigido, roteirizado e protagonizado por Flávio Migliaccio, é o terceiro filme de um personagem que fazia muito sucesso na televisão brasileira na década de 1970. E 'Castelo Rá-Tim-Bum - O Filme', que comemora 20 anos. O filme de Cao Hamburguer leva para a telona os personagens e o universo mágico de Nino e sua turma, originalmente no programa da TV Cultura.

Entre as novidades estão 'Sobre Rodas', dirigido por Mauro D'Addio, em 2017. Exbida em mais de 20 países, a ficção participou de festivais e conquistou prêmios como o de Melhor Filme pelo Público do Festival de Cinema Infantil de Toronto, no Canadá. E a animação 'Lino', de 2017, assinada por Rafael Ribas. O filme tem como dubladores, os atores Selton Mello, Dira Paes, Paolla Oliveira.

"Ver filmes brasileiros desde cedo significa conhecer a cultura do nosso país. Cada vez mais, o ensino se torna global, precisamos fortalecer as nossas raízes. Cinema é identidade", defende Jacqueline Durans, produtora que faz parte da equipe de curadoria da mostra.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

'Sinfonia', parte da 'Mostra Brasileirinhos de Cinema para Crianças' Divulgação
'Maneco, o Super Tio', parte da 'Mostra Brasileirinhos de Cinema para Crianças' Divulgação
No sentido horário: 'Lino', 'As Bordadeiras', 'Maneco, o Super Tio' e 'Sinfonia', atrações que integram a 'Mostra Brasileirinhos de Cinema para Crianças' no CCBB Rio Divulgação
'Lino', parte da 'Mostra Brasileirinhos de Cinema para Crianças' Divulgação

Comentários