Totia Meireles - Globo/Paulo Belote
Totia MeirelesGlobo/Paulo Belote
Por Gabriel Sobreira

Rio - Há 26 anos, Totia Meireles vive um casamento à distância com o médico Jaime Rabacov. "Não foi uma coisa planejada, aconteceu", conta a intérprete da poderosa Mercedes, de 'Verão 90', na Globo. O sonho dele era sempre morar num sítio, e a atriz não tinha esse desejo. "Quando você está casado, você não pode anular seus sonhos. A gente tem que se adaptar, acho que por isso que dura até hoje", atesta ela. Para Totia, a relação não é nem uma questão de estar longe ou perto. "Mas de respeitar o desejo do outro".

Vai e vem

Quando ela está trabalhando, o companheiro vem passar o fim de semana no Rio. Quando Totia está de folga, ela vai para o sítio da família, em Miguel Pereira. "A gente tem esse vai e vem. Sinto saudade. Tem horas que dá vontade de ficar junto. Mas tem suas compensações, sempre tem os seus prós e contras", avalia a carioca, que defende não existir uma fórmula perfeita. "Mas também não é ruim. Acho que tudo tem uma grande adaptação, e acho que tem que ter muita conversa e o querer dos dois. Sendo assim, a gente chega num acordo e vive bem", comemora.

Beleza

Aos 60 anos, Totia confessa ser uma mulher vaidosa. Tudo que puder fazer para se sentir bem, ela faz. "Faço botox, preenchimento, sem pudor. Eu não quero parecer mais jovem, mas uma mulher de 60 anos bem. Trabalhamos com imagem", afirma ela, que revela ter ciúmes. "Não é doentio. Da parte dele com a minha profissão nunca rolou, claro que em umas cenas mais ousadas, ele não gosta de ver, ok. O que os olhos não veem o coração não sente", provoca ela, aos risos. "Somos bem equilibrados, existe confiança, e o ciúme é sadio (risos), do bem querer e de cuidar", defende.

Protagonismo

Com um currículo extenso e vários papéis marcantes tanto na TV quanto no teatro, Totia nunca quis ser atriz. Era bailarina e quando menos esperava estava interpretando. Não planejou a carreira. "Nunca sonhei em ser protagonista. Nunca batalhei pra isso", analisa ela, que aceitaria se surgisse a oportunidade, mas diz que é muito trabalho o papel principal de uma novela. "Fazer uma personagem secundária com destaque já é muito trabalho, imagino a protagonista. Eu estou feliz assim. (Viver protagonista) Não é uma coisa que almeje, não é o meu sonho, com certeza não é", diz.

Poderosa

Ao longo dos 35 anos de carreira, pela primeira vez ela vive na TV uma personagem que é muito poderosa e chique. "Tô amando fazer personagem chique. É muito bom se vestir bem, se maquiar, usar roupas boas, joias. Gosto de me arrumar, mas o meu guarda-roupa é bem diferente do da Mercedes. Ela é praticamente uma árvore de Natal. É uma montagem, uma instalação. A Totia é bem mais simples, mas gosto de estar bem arrumada", conta, aos risos.

Trama

Nos próximos capítulos, Mercedes vai promover o golpista Jerônimo (Jesuíta Barbosa) ao cargo de diretor da PopTV. "É briga de cachorro grande", entrega a atriz. Tudo começa quando Quinzinho (Caio Paduan), filho de Mercedes, briga com Nicole (Barbara França), ela cai de um penhasco e morre. Jerônimo vê tudo, livra o ricaço da cena do crime e, com a ajuda de Vanessa (Camila Queiroz), culpa João (Rafael Vitti) pela morte da VJ. O mocinho vai preso.

Totia conta que Mercedes usa o poder para fazer o que bem entende com Jerônimo, principalmente por saber que ele é um "João-ninguém". "E ele sabe que ela tem muito mais poder que ele e meio que abaixa a crista. Um fingindo que aceita e o outro fingindo que não tem medo (risos). Só que agora, nesse primeiro momento, ela é muito mais poderosa que ele", diz.

Você pode gostar
Comentários