Mais Lidas

Ficção e humor: Lampião enfrenta alienígenas

No longa 'Cine Holliúdy 2', que estreia no Rio em abril, protagonista se arrisca como cineasta e resolve filmar uma história inacreditável

Por BRUNNA CONDINI

Samantha Schmütz e Roberto Bomtempo em cena do longa
Samantha Schmütz e Roberto Bomtempo em cena do longa -

Rio - A comédia 'Cine Holliúdy 2 — A Chibata Sideral' chegou semana passada aos cinemas do Nordeste e de Brasília, mas só aporta por aqui e restante do Sudeste a partir de 4 de abril. A estreia acontece seis anos depois do primeiro filme da franquia, que levou quase meio milhão de espectadores ao cinema, além de ganhar prêmios em festivais nacionais e internacionais. A continuação promete divertir através das aventuras de Francisgleydisson, o Francis, vivido pelo ator Edmilson Filho.

O longa de Halder Gomes traz mais uma vez Edmilson e Miriam Freeland como o casal de protagonistas, Francis e Maria das Graças. E conta novamente com a participação de Falcão, como o Cego Isaías, além de Milhem Cortaz, Samantha Schmütz, Chico Diaz e Roberto Bomtempo no elenco. A história se passa em Pacatuba, interior do Ceará, em 1980. Desta vez, o protagonista tem a missão de se reinventar, depois que seu Cine Holliúdy fecha as portas definitivamente. Ele então resolve se arriscar na carreira de cineasta para produzir um filme de ficção científica em que Lampião enfrenta alienígenas.

O diretor Halder Gomes salienta a importância de fazer filmes mais regionalistas, preservando inclusive sotaques e escolhendo também atores locais. "O Brasil tem dimensões continentais, muito 'Brasis' buscam espaço para manifestar sua riqueza cultural", diz. "Em tempos de globalização, é fácil acessar o mundo através da internet, mas os detalhes mais intrincados no comportamento de um povo e lugar são as diferenças para se tornarem atrativos e universais por serem únicos".

MADE IN NORDESTE

Lugar de onde vieram os grandes comediantes do país, como Chico Anysio, Tom Cavalcante e Renato Aragão, do Nordeste brasileiro também veio o cearence Edmilson Filho, protagonista de 'Cine Holliúdy 2'. O ator começou sua carreira na comédia fazendo stand-up comedy aos 17 anos e participou de outras produções do diretor Halder Gomes, como 'O Shaolin do Sertão'.

Edmilson volta a interpretar Francis, que agora luta para realizar o sonho de fazer seu próprio filme. "O Francis é muito cearense, muito criativo e original, tem um pouco do Edmilson, mas acima de tudo ele foi composto pelo sonho de viver do cinema, um brilho no olhar que só quem vive da arte traz", detalha.

Ele comenta sobre a parceria de longa data com o diretor. "Halder é irmão, em todo o sentido da palavra. Nossa relação vai além do trabalho. E esse tipo de trabalho abre portas para artistas locais. O filme é especial demais".

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários