Paula vive a médica Letícia: barreiras culturais ao namorar um sírio  - Globo/Paulo Belote
Paula vive a médica Letícia: barreiras culturais ao namorar um sírio Globo/Paulo Belote
Por Gabriel Sobreira

Rio - Paula Burlamaqui, a Letícia de 'Órfãos da Terra', da Globo, não considera muito o tempo de três anos longe das novelas. A atriz conta que não faltaram tentativas, mais precisamente teve duas consultas para voltar aos folhetins, mas achou melhor declinar. "Fizemos seis meses do espetáculo 'Vou Deixar de Ser Feliz Por Medo de Ficar Triste?' no Rio e começamos a viajar, fizemos vários festivais, fomos para o interior. Não dá pra falar: 'Não posso gravar nem sexta, nem sábado'. Não tem como porque a equipe tem que colocar a novela no ar", conta a atriz de 52 anos.

SEM DOBRADINHA

Nesse período longe da telinha, Paula ficou dois anos em cartaz com a peça e ainda aproveitou para rodar o longa 'Por Trás do Céu', com o diretor Caio Soh. "Não consigo, não tenho mais idade pra fazer TV com teatro/cinema. Não dá. É muito puxado", confessa ela, que depois da novela das 18h da Globo pretende levar a peça para São Paulo. "O espetáculo é a coisa mais linda, todo passado em um circo", derrete-se.

TRAMA

Na novela de Duca Rachid e Thelma Guedes, Paula interpreta uma médica do centro de acolhimento aos refugiados que se apaixona pelo médico sírio Faruq (Eduardo Mossri) e faz de tudo para ajudá-lo na equiparação do diploma. "Como o Faruq não consegue, a Letícia deixa ele clinicar escondido no hospital dela, mas isso não acaba bem", adianta a atriz. Paralelamente, a personagem de Paula ainda vai ter que lidar com as diferenças culturais entre o casal. "É abalada logo no início. Ele não pode beijá-la. Quando ela entra no quarto dele, Faruq diz que mulher não pode entrar no quarto do homem. Thelma e Duca vão mostrar esse choque entre eles", conta a atriz.

REFUGIADOS

Paula afirma que ficou muito chocada com as histórias dos refugiados. Ela conta que, apesar de estar acostumada a ver o assunto na TV, é muito diferente ouvir direto deles as dificuldades enfrentadas, como chegar em uma fronteira e simplesmente não ter autorização para passar. "Famílias deixadas para trás, filhos, é muito barra-pesada. Aí, a gente começa a entender a dimensão da história, que é muito maior e mais problemática do que se pensa. São pessoas que foram obrigadas a deixar o país por causa de uma guerra, não por capricho. Eles não têm opção", lamenta.

Muito elogiada pela forma física, Paula confessa seus segredos. "Faço uma alimentação sem doce, sem gordura, arroz integral só de dia, malho todo dia, quando dá, e durmo cedo. Passo creme, faço botox, laser, enfim, tudo", lista, aos risos.

Você pode gostar
Comentários