Musical homenageia os 90 anos de Ângela Maria

A peça 'Lady Crooner' traz 24 músicas interpretadas originalmente pela cantora, e tem no elenco Lilian Valeska e Mauricio Baduh

Por RICARDO SCHOTT

Lilian Valeska e Mauricio Baduh no musical 'Ângela Maria - Lady Crooner'
Lilian Valeska e Mauricio Baduh no musical 'Ângela Maria - Lady Crooner' -
Rio - Uma maratona de sucessos para os fãs de Ângela Maria (1929-2018) chega hoje ao palco do Centro Cultural Correios. O musical 'Lady Crooner - Ângela Maria' conta a história de uma voluntariosa cantora de musicais, Carina Breton (Lilian Valeska) e seu camareiro Olavo (Mauricio Baduh), fã de Ângela. A peça, que tem 24 músicas gravadas originalmente por ela, já havia sido levada aos palcos no ano passado, em comemoração aos 70 anos de carreira da cantora. Agora, retorna um dia após o aniversário de 90 anos dela (e fica até 3 de julho no local, às terças e quartas, 19h).
"Mas esse retorno um dia depois da data foi por acaso. Íamos reestrear em dezembro mas o ar condicionado do Centro Cultural Correios quebrou. A data próxima ao aniversário dela foi coincidência", explica Francis Mayer, diretor e roteirista da peça, encenada com Ângela ainda viva. "Ela não chegou a ver a peça sendo encenada, porque já estava debilitada e ainda assim, mantinha uma agenda enorme de shows. Mas chegou a dar sugestões no roteiro, a sugerir músicas".
Lilian Valeska esclarece que não se trata de uma biografia de Ângela, e que a história é um pretexto para que se contem vários casos de sua carreira. "O meu camareiro na peça (o Olavo, de Baduh) é um grande fã, sabe tudo a respeito dela. Ele fica dando infos que são muito legais", diz. "Há informações sobre os 1.464.906 votos que ela ganhou no concurso de Rainha do Rádio, da Rádio Nacional, por exemplo. . É muito bom a gente poder levar um pouco de cultura musical para as pessoas"
"E como não se trata de uma peça biográfica, tenho liberdade para cantar da maneira que eu achar que a canção pede. Como somos eu e o Baduh, dá para fazer um resgate do dueto da Ângela com o Cauby. E tem uma banda com a gente no palco. É um prato cheio para qualquer cantora", complementa a artista.
Francis por sua vez afirma que 'Lady Crooner' tem um diferencial grande: "É um show dentro de um musical. Tem cenas de palco, cenas da cantora dentro do camarim", conta. "O projeto da peça já existe desde 2006 e a Lilian foi a primeira pessoa em que eu pensei. Ela só pode fazer às terças e quartas porque ela ainda está fazendo dois espetáculos. Ela trabalha muito!", brinca.
Lilian, que dentre outros nomes, já encarnou Billie Holiday no palco (no espetáculo 'Amargo fruto - A vida de Billie Holiday'), não era uma fã ardorosa de Ângela. E não conhecia muitas músicas de 'Lady Crooner' - que tem arranjos e direção musical de Leandro Braga . A atriz e cantora aproveitou para mergulhar na vida e na obra de Ângela. "Eu curtia até mais a Elizeth Cardoso, a Dolores Duran. Mas conhecer as músicas de Ângela serviu para me engrandecer como cantora", conta.

Galeria de Fotos

Lilian Valeska e Mauricio Baduh no musical 'Ângela Maria - Lady Crooner' Divulgação
Lilian Valeska e Mauricio Baduh no musical 'Angela Maria - Lady Crooner' Divulgação/Erik Barros Pinto

Comentários