Por SELECT ART

LONDRES
Flávio de Carvalho
Individual, Sotheby’s S|2, até 24/5 31 St. George Street | sothebys.com
Com curadoria de Kiki Mazzucchelli, esta é a primeira apresentação em Londres da obra de Flávio de Carvalho (1899-1973), cuja produção envolvia desde pinturas e desenhos, até performances, projetos arquitetônicos, cenários, figurinos e textos. A mostra conta ainda com um catálogo editado pela curadora, com registros de obras, cronologias e documentos históricos.

Sem Título (2019) Dudi Maia Rosa (Foto: Felipe Bertarelli)

SÃO PAULO
Lírica
Individual de Dudi Maia Rosa, 4/5 a 1/6, Galeria Millan, Rua Fradique Coutinho, 1360 | galeriamillan.com.br
Dudi Maia Rosa apresenta uma nova série de trabalhos em que o seu uso da resina como matéria para a construção de pinturas é ampliado e associado a novos materiais, expandindo sua produção bidimensional para o espaço.  Sem estabelecer uma relação exatamente temática entre a variedade de obras, Dudi retorna à escultura, que foi, na verdade, a linguagem pela qual iniciou sua produção.

Tunga (Foto: Gabi Carrera)

SÃO PAULO
Tunga: O Esquecimento das Paixões
Pré-estreia do filme, 6/5, Itaú Cultural, Avenida Paulista 149 | itaucultural.org.br
Com direção de Miguel de Almeida, o filme mistura fragmentos da vida e da obra de um dos mais representativos artistas do Brasil, falecido em 2016. O filme retrata tanto o processo criativo quanto a vida íntima de Tunga, que misturava diferentes linguagens e fontes de conhecimento para a construção de seu universo mítico e singular.

Imagem de divulgação da Bolsa ZUM de Fotografia (Foto: ps.2 design)

SÃO PAULO
Bolsa De Fotografia Zum/Ims
Inscrições abertas, até 21/6 | revistazum.com.br
A Revista Zum promove a sétima edição de sua bolsa de fotografia. Um júri composto por membros do IMS e convidados especializados no campo da fotografia irá selecionar dois projetos inéditos para bolsas de R$ 65 mil. Os projetos devem ser desenvolvidos ao longo de oito meses e posteriormente farão parte da coleção do IMS.

Tapeçaria (sem data) Genaro de Carvalho (Foto: Jailton Leal)

SÃO PAULO
A Cidade Da Bahia, Das Baianas E Dos Baianos Também
Exposição coletiva, 7/5 a 1/9, Museu Afro-brasil, Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 10 | museuafrobrasil.org.br
A mostra é uma homenagem a figuras típicas da Bahia, suas histórias e modos de viver. Estes aspectos estão representados através de pinturas de Carlos Bastos (1925 – 2004), tapeçarias de Genaro Antônio Dantas de Carvalho (Salvador, Bahia, 1926 – 1971), gravuras de Rubem Valentim (1922 – 1991), além de fotografias, arquivos e filmes reunidos em uma curadoria de Emanoel Araújo.

Cerimônia de ativação da obra Cura Bra Cura Té (2019) Ernesto Neto (Foto: Levi Fanan)

SÃO PAULO
Ewê Dau / Agô Tegoha, Segredo das Folhas e Território Ancestral
Ativação da obra de Ernesto Neto, 4/5 das 11 às 16 hrs, Pinacoteca, Praça da Luz, 2 | pinacoteca.org.br/
Durante sua retrospectiva na Pinacoteca, o artista Ernesto Neto realiza uma série de ativações em torno da obra Cura Bra Cura Té – instalada no Octógono da instituição-, reunindo o público, xamãs e quilombolas para processos de autocuidado, energização e cura.  Ao longo desses encontros, um tronco preenchido com materiais chave para a economia brasileira será gradativamente cortado após a interação com uma gota de tricô e com folhas medicinais, até o fim da exposição em 15/7.

Momento Nenhum (2019) Giselle Beiguelman (Foto: Ana Ottoni)

SÃO PAULO
Monumento Nenhum
De 4/5 a 14/12, Beco do Pinto, Largo Páteo do Colégio, 136b | museudacidade.sp.gov.br
Chacina da Luz
Intervenções urbanas de Giselle Beiguelman, de 4/5 a 1/9,  Solar da Marquesa de Santos, R. Roberto Simonsen, 136 | museudacidade.sp.gov.br
A artista e professora Giselle Beiguelman apresenta duas instalações que discutem as relações entre memória e cidade. Momento Nenhum é um conjunto de bases de esculturas depredadas e recolhidas que a artista apresenta em um empilhamento frágil no Beco do Pinto. Já Chacina da Luz apresenta uma série de esculturas públicas do Jardim da Luz que também foram depredadas e agora são novamente trazidas à tona no Solar da Marquesa, ambas instituições pertencentes ao Museu da Cidade.

Imagem de divulgação (Foto: Janina McQuoid)

SÃO PAULO
Sentindo-se Ok Essa Manhã E Você Sabe
Individual de Janina McQuoid,  4/5 das 14 às 18 hrs, Olhão, Rua Barra Funda 288 | facebook.com/olhaobarrafunda
O Olhão é um espaço de arte recentemente inaugurado que promove residências artísticas, exposições e relações com o contexto do bairro. Na segunda edição da residência, foi convidada Janina Mcquoid. A artista criou um carro de resina e fibra de vidro que estará em exposição em diversos locais da Barra Funda, começando no Olhão e migrando para o BREU, Galeria Pilar, entre outros espaços ao longo das próximas semanas. Janina parte de diversos acontecimentos cotidianos para produzir obras que evocam narrativas abertas e ambíguas – como o título da mostra já indica.

Ateliês da residência Adelina (Foto: Reprodução)

SÃO PAULO
Bolsa Residência Adelina
Inscrições abertas até 12/5, Instituto Adelina, Rua Cardoso de Almeida, 1285 | adelina.org.br
Estão abertas as inscrições para a segunda edição da residência do Instituto Adelina. O comitê de seleção será formado por Lívia Aquino, Roberta Tassinari, Felippe Moraes e Julia Lima, que realizará curadoria do projeto. A residência é focada em artistas latino-americanos (dois brasileiros e dois internacionais) e inclui hospedagem, ajuda de custo e verba de produção, além de participação em programas públicos e acompanhamento curatorial.

Infâncias Kariri Xocó: Rodas e Cantos de Alegria (Foto: Niki Narita e Marli Wunder)

SÃO PAULO
Infâncias Kariri Xocó: Rodas e Cantos de Alegria
Oficina, 4 e 11/5, Sesc Paulista, Av. Paulista, 119 | sescsp.org.br/avenidapaulista
A oficina será ministrada pelo grupo Sabuká, que busca difundir sua cultura e tradição, através da apresentação de rituais, brincadeiras e rodas de conversa sobre essa etnia indígena vinda do Alagoas. A atividade é gratuita e para participar é necessário retirar ingressos meia hora antes do evento.

Partenogênese (2019) Marcos Amaro (Foto: Reprodução)

SÃO PAULO
Partenogênese
Individual de Marcos Amaro, até 23/6, Biblioteca Mário de Andrade , Rua da Consolação, 94 | prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/
O artista Marcos Amaro apresenta 15 desenhos realizados durante uma viagem internacional, uma máquina de costura e uma edição do livro Macunaíma. Com curadoria de Ana Carolina Ralston, a mostra cria uma série de associações íntimas e relacionadas com aquele espaço, criando relações abertas e amplas entre objetos, a história do lugar e a biografia do artista. 

Foto de Murilo Salles (Década de 1970) (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
Murilo Salles Fotografias 1975-1979
Abertura de exposição e lançamento de livro, 7/5 a 1/6 , Mul.ti.plo Espaço Arte | multiploespacoarte.com.br
Murilo Salles é fotógrafo e cineasta. Seu uso da fotografia serve como registro de viagens e bastidores e como exercício para o uso da cor nas imagens analógicas. Em sua exposição na Mul.ti.plo, o artista apresenta 18 ampliações coloridas organizadas de modo ensaístico e  um livro com 116 fotografias, que será lançado na abertura do evento.

Você pode gostar
Comentários