Benedito Ruy Barbosa, autor de 'Pantanal'Globo/João Miguel Junior
Por Gabriel Sobreira
Publicado 13/05/2019 07:00 | Atualizado 13/05/2019 08:51
Rio - O novelista Benedito Ruy Barbosa, de 88 anos, está ansioso com a proximidade do aniversário de 30 anos de 'Pantanal'. No entanto, ele não esconde uma mágoa: em 2008, o SBT reprisou a novela sem sua autorização. "Pouco mais de um ou dois anos antes, eu tinha sentado com um diretor da Globo e já tinha vendido os direitos para o remake. Naturalmente, eu ia supervisionar a obra. Mas nesse ínterim, em 2008, o Silvio Santos, sem minha autorização e ninguém sabe como, conseguiu uma cópia de 'Pantanal' da massa falida da Manchete. E sem me pagar, exibiu a novela. Durante um ano, teve uma enorme audiência", lembra o autor.
NA JUSTIÇA
Publicidade
Não demorou muito para que o autor entrasse na Justiça. "O STJ (a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça) me deu ganho absoluto e isso já faz três anos, e o Silvio Santos ainda não me pagou. Acho que vou morrer sem receber isso", resigna-se.
Benedito não entra em detalhes sobre o valor — na época, especulou-se que a bolada ultrapassava os R$ 100 milhões. "Só posso dizer que é um bom dinheiro (risos)", desconversa o novelista. "Ele (Silvio Santos) não vai pagar.
Publicidade
Procurado por O DIA, o SBT respondeu em nota que "existe processo contra a TVSBT ainda em andamento e não contra o Silvio Santos". E continua: "Tal processo discute apenas uma pequena indenização ao Benedito, pois ele não queria que a telenovela fosse reprisada, lembrando que ele não tinha como impedir tal reprise", termina o texto do comunicado.
Contratado da Globo, Benedito Ruy Barbosa está ciente de que os autores medalhões da emissora estão se revezando cada vez mais com os novos talentos. "A Globo deixou a meu critério. Se eu quiser escrever, escrevo. Ela não está me obrigando a escrever", frisa.
Publicidade
LEMBRANÇAS
Questionado sobre a importância de 'Pantanal', Benedito fala com orgulho de um de seus trabalhos mais memoráveis. "Foi a novela que mais me custou. Trabalhei 14, 15 horas por dia, fui ao Pantanal umas seis, sete vezes. Estudei tudo", recorda.
Publicidade
Ele conta que tinha em mente a realização de um sonho. "Que felizmente a Manchete pagou por ele. Ela me deu todas as condições para fazer (a novela). Sou eternamente grato e lamento muito que ela tenha falido", diz.
Sobre os boatos de que o custo da novela teria influenciado na quebra da emissora, Benedito é direto: "Não foi muito cara. O falecido dono da Manchete (Adolpho Bloch) me disse: 'Você me deu o maior lucro da história da TV'. Com 'Pantanal', a emissora faturou o que nunca tinha faturado. Brilhou intensamente. Era a única emissora que ganhava da Globo".
Publicidade
Após a exibição do folhetim, a Globo fez uma proposta para que Benedito voltasse. "Não posso dizer isso (que a Globo se arrependeu de não ter exibido 'Pantanal', uma vez que o dramaturgo tinha oferecido a sinopse antes para a emissora). Tanto que ela me trouxe de volta, não guardou raiva de mim, pelo contrário. Vivi um sonho e continuo vivendo", comemora.
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade