Sandami (E) e Elymar Santos se conheceram durante um show - Divulgação/Mariza Lima
Sandami (E) e Elymar Santos se conheceram durante um showDivulgação/Mariza Lima
Por RICARDO SCHOTT
Lembra da releituras em ritmo de samba que o Sambô fazia de hits de rock como 'Sunday Bloody Sunday', do U2? O ex-vocalista do grupo, Sandami, deixou o Sambô justamente porque não queria ficar preso a elas.
"O grupo tinha um trabalho baseado em releituras de sucessos do rock em samba. Eu sou compositor, gosto de várias coisas, queria colocar em minhas músicas referências de baião, pop, reggae, jazz, tudo que eu gosto", diz o cantor, que traz para o Imperator, nesta quinta, seu show solo 'De Tudo Pra Todos', em que une autorais a clássicos do samba, e ainda conta com a direção e a participação de Elymar Santos.
Publicidade
O cantor aproveita para acrescentar rap na mistura e lança no show seu single 'Eu Tô Vendo Tudo', no qual divide o microfone com o rapper Rappin' Hood (e, não custa lembrar, a releitura de 'Sunday Bloody Sunday' também está em seu repertório solo). Elymar, conta Sandami, entrou na sua vida num show que o ex-Sambô fez no Rio Scenarium. E acabou se tornando o diretor de seu show quando resolveu estrear uma linguagem nova.
"Elymar apareceu para assistir a convite da minha produtora, Ana Paula, que é vizinha e amiga dele. Nos conhecemos no camarim, cantamos até algumas músicas juntos no show. Depois, ele me convidou para o show dele no Imperator, cheio de convidados, e acabei participando. E o convidei para dirigir o show", conta. "É meu primeiro show dado em um teatro. Nem é algo que eu esteja acostumado a fazer porque meu show é dançante, é o 'baile do Sandami'", brinca.
Publicidade
Elymar lembra que foi ao show de Sandami só para atender ao pedido da amiga. "Eu estava até sem vontade de sair", brinca. "Cheguei lá, tomei um susto! Achei Sandami um absurdo, esse ecletismo dele, me vi muito nele. Tenho isso também, até por não ser um cantor só romântico, canto de tudo. Somos verdadeiros contadores de histórias, independentemente do ritmo".
E como está sendo dirigir Sandami? "Eu lembrei até do Chico Anysio, que falou para mim quando me dirigiu: 'Não dá para te dirigir, você já sabe o que quer. Posso só te falar umas coisas'. Com o San é a mesma coisa, é só uns toques, ou vai tirar a naturalidade dele", conta.
Publicidade
De olho
'Eu Tô Vendo Tudo' surgiu após Sandami fazer um show em Ubatuba (SP) na Caravana da TV Digital. A música é um alerta do cantor sobre a preservação do meio ambiente. "Me perguntavam porque não fazia uma música sobre esse assunto", conta Sambô, cuja parceria com Rappin' Hood surgiu por acaso.
Publicidade
"Foi porque conheci a mãe dele, antes mesmo de conhecer o Rappin'. A Dona Beth sentou ao meu lado numa viagem de ônibus para Araraquara e ficamos conversando bastante. E surgiu a ideia de chamá-lo para fazer a música", conta. O lançamento da música vem acompanhado de ações nas redes sociais: a equipe de Sandami produziu vídeo-entrevistas com ativistas do meio ambiente.