Famílias poderão tirar várias fotos com o personagem Bita em formato 3D - Reprodução da internet
Famílias poderão tirar várias fotos com o personagem Bita em formato 3DReprodução da internet
Por O Dia
Rio - A Fundação Cesgranrio abre as portas da sua sede, no Rio Comprido, para a segunda edição do Festival Cultural Cesgranrio. Serão alguns dias de programação para toda família, que reúne música, dança, teatro, oficinas, cinema, gastronomia e muita diversão. Entre 19 e 22 de setembro, os eventos ocuparão o Teatro Cesgranrio e o jardim da sede da Fundação. Todos os eventos serão gratuitos e abertos ao público.
Na quinta-feira, acontecerá um debate sobre o futuro do audiovisual com Flavia Castro, Vania Catani, Johnny Massaro, Vinícius Reis e mediação de Bianca Ramoneda, seguido da apresentação do filme “O Filho do Homem”, primeiro longa-metragem da Fundação Cesgranrio, que entrou em circuito nacional em 2019.
Publicidade
A máster class em teatro musical com Mirna Rubin abrirá o dia 20. Em seguida, haverá apresentação do espetáculo musical típico do jongo do grupo Raízes Africanas. A sexta-feira termina com a apresentação do espetáculo “Terra Brasilis”, do Coral Cênico Cesgranrio.
O sábado (21) terá a atração infantil Mundo Bita, com a estreia do novo show “Dentro do mundo lá fora”. Em seguida, a montagem com bonecos articulados “Folclore, festas e mitos”, trará os principais personagens do folclore brasileiro como saci-pererê, curupira e lobisomen. O espetáculo “Mistureba! – As cores do mundo”, produzido pelo Centro Cultural Cesgranrio, fala sobre a tolerância. A peça “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para crianças”, será apresentada em seguida. Neste mesmo dia, haverá ainda a mostra da cultura indígena com coral guarani, grupo de canto e dança pataxó e show da cantora DjuenaTikuna. O dia chega ao fim com o show da dupla country de Bull e Bill.
Publicidade
O último dia do festival (22), começa com um varal de poesias no Teatro Cesgranrio, com David Junior, Leticia Colin, Paulo Betti, Eli Ferreira, Zezé Motta e Jônatas Faro, que vão convidar o público a declamar suas poesias. A batalha entre a bailarina clássica Liana Vasconcelos e integrantes do Passinho Brazil vai tomar conta do jardim. A dança contemporânea do grupo Quasar apresenta o espetáculo “Estou em silêncio”. Para encerrar o festival, a banda Celebrare, que comemora 25 anos, anima o público.
Durante todos os dias do festival, os visitantes poderão conferir a exposição “Eterna Tônia”, que conta a vida da atriz Tônia Carreiro.
Publicidade
Cursos gratuitos
Além das atrações, o Festival Cultural Cesgranrio vai oferecer cursos gratuitos. Até o dia 20 de setembro, o curso de produção teatral “Da ideia ao palco” será ministrado por Julio Augusto Zuca, de 9h às 13h. E nos dias 20, 21 e 22, o curso de roteiro “Diálogo: técnicas fundamentais” com Daniel Berlinsky, será de 10h30 às 12h. Os interessados deverão enviar um e-mail para rsvp.cultural@cesgranrio.org.br, com o nome da oficina que deseja participar, a fim de confirmar a sua inscrição.
Publicidade
Alimentação
Durante os oito dias de festival, haverá foodtrucks à disposição dos visitantes, entre eles, Los Paleteros e Rock Burguer, além do Café Shakespeare, localizado no interior do Teatro Cesgranrio. A entrada é gratuita.
Como o Teatro Cesgranrio tem capacidade para 266 pessoas, haverá distribuição de senha uma hora antes do início de cada espetáculo.
Publicidade

Serviço:
Festival Cultural. Rua Santa Alexandrina, 1.011 – Rio Comprido. Data: 19 a 22/9. Telefone: 2103-9600
Publicidade
Programação

Dia 19/09 (quinta):
17:00 (teatro): debate sobre o futuro do audiovisual com Vania Catani, Johnny Massaro,
Vinícius Reis, Flavia Castro e mediação de Bianca Ramoneda
19:30 (teatro): exibição do “Filho do Homem”

20/09 (sexta):
14:30 às 16:30 (teatro): master class de teatro musical com Mirna Rubin, maior
preparadora para teatro musical do Brasil.
17:00 (jardim): show do grupo Razões Africanas
18:30 (jardim): Show "E, Raí?", com Raí Valadão
20:00 (teatro): novo espetáculo do coral cênico Cesgranrio “Terra Brasilis”

21/09 (sábado):
10:30 (teatro): Mundo Bita com o espetáculo “Dento do mundo lá fora”
12:00 (jardim): teatro e oficina de bonecos articulados com espetáculo “Folclore, festas
e mitos”
14:00 (jardim): “Mistureba – as cores do mundo”
15:30 (jardim): “Luiz e Nazinha– Luiz Gonzaga para crianças”

17:00 (jardim): mostra da cultura indígena com coral guarani, grupo de canto e dança
pataxó e show tikuna
20:00 (teatro): show da dupla Bull e Bill

22/09 (domingo):
14:00 (teatro): Varal de poesias – plateia pode pendurar suas poesias. Atores vão
declamar poesias e plateia pode declamar as suas também. Com Paulo Betti, Zezé
Motta, Jônatas Faro, Eli Ferreira e Leticia Colin.
16:00 (jardim): batalha bailarina Tainá e Passinho Brazil (clássico e passinho)
19:30 (teatro): dança contemporânea Quasar com espetáculo “Estou em silêncio”
21:00 (jardim): encerramento com Celebrare