Quando Mercúrio Retrógrado vem à tona, as pessoas podem sentir que as situações estão mais desgastantes que o normal - Pixabay
Quando Mercúrio Retrógrado vem à tona, as pessoas podem sentir que as situações estão mais desgastantes que o normalPixabay
Por iG

Mercúrio retrógrado é um fenômeno astrológico que costuma assustar muita gente. Porém, ao contrário do que é falado por aí, o planeta não é um "vilão" e esse movimento de retrogradação não precisa ser sinônimo de "completo caos".

Mercúrio retrógrado está acontecendo desde 31 de outubro até 20 de novembro; o fenômeno que influencia a comunicaçãoshutterstock

A retrogradação de Mercúrio acontece três vezes por ano, explica o astrólogo Marcelo Dalla, que escreve a coluna Previsão e Astros e o horóscopo do dia no Delas . Em 2019, sentimos sua influência planetária entre 05 e 28 de março, 07 e 31 de julho , e a última está acontecendo agora, desde 31 de outubro até 20 de novembro. 

A influência de Mercúrio retrógrado não é igual para todos e depende de uma série fatores. No geral, os signos mais afetados são os que têm o planeta como regente, ou seja, Gêmeos e Virgem. Quem tem Sol, Lua ou Ascendene nesses signos podem se sentir afetados, assim como pessoas de Escorpião, já que é o signo em que o planeta está passando agora.

Por ser um planeta que rege os negócios, além de todas as formas de se comunicar, Mercúrio retrógrado causar alguma confusão nessas áreas, mas o propósito destas retrogradações não é frustrar e irritar ninguém. "É nos ajudar a trabalhar a clareza nos intercâmbios, nas trocas de informação", comenta o profissional.

Segundo ele, esse perído serve para rever posturas rígidas, ideias obsoletas, revisar projetos, reprogramar pensamentos negativos, consertar equipamentos e aprimorar negociações.

"Mercúrio rege o pensamento e a forma como nos expressamos. Rege tudo o que comunica, as facetas da experiência de vida que nos permite comunicar, processar, receber e assimilar", diz Dalla. "Quando está retrógrado, sempre pede revisões em ideias, pensamentos, informações, sobre a forma como nos comunicamos, nos deslocamos e promovemos negociações."

Apesar de existir a possibilidade de desencontros e falhas, o astrólogo afirma que as situações não costumam ser graves e que a retrogradação de Mercúrio também tem um lado positivo. "Reencontro com amigos e lugares do passado, melhor elaboração de ideias e pensamentos, aprimoramento do trabalho. Tudo pra que possamos entender melhor o mundo", completa.

Essa introspecção se dá porque ao retrogradar, Mercúrio sempre se encontra no ponto médio do ciclo retrógrado com o Sol. Enquanto esse período indica um pensamento mais reflexivo, o retorno ao movimento direto traz uma atitude proativa.

Como "sobreviver" ao Mercúrio retrógrado?

Há recomendações para aqueles que querem tirar esse lado positivo de Mercúrio retrógrado, sendo a primeira delas se planejar com antecedência. Sabendo que a retrogradação acontece três vezes no ano, procure um calendário astrológico para acompanhar as datas. 

Em 2020, por exemplo, esse movimento astrológico vai acontecer de 16 de fevereiro a 10 de março, 17 de junho a 12 de julho e 13 de outubro a 4 de novembro. Outras dicas são:

- Checar os fatos;
- Averiguar se foi bem compreendido ao trocar informações importantes;
- Ouvir mais, cultivar o silêncio;
- Cultivar a integridade com a palavra;
- Checar o carros e os aparelhos de comunicação;
- Redobrar o cuidado com papéis e documentos, evitar assinatura de contratos e grandes compras (cresce a tendência de mudar de ideia depois);
- Sair com tempo de sobra para os compromissos.;
- Redobrar a atenção com documentos e bagagens ao viajar;
- Checar compromissos, o que foi combinado anteriormente pode ter de ser recombinado;
- Rever, revisar, repensar, corrigir.

Você pode gostar
Comentários