'Faça você mesmo': Fabrik+ promove atividades gratuitas no Flamengo

Evento celebra a cultura 'maker' com oficinas criativas

Por O Dia

Evento celebra cultura do 'faça você mesmo' e incentiva participantes a aprenderem na prática
Evento celebra cultura do 'faça você mesmo' e incentiva participantes a aprenderem na prática -
Rio - O Fabrik+, evento que celebra a cultura "maker" ou "faça você mesmo", chega a sua segunda edição nos dias 20, 23 e 24 de novembro, com o objetivo de mostrar que qualquer pessoa pode fabricar, consertar ou modificar materiais com as suas próprias mãos. O evento acontece no Centro Cultural Oi Futuro, no Lab Oi Futuro e no IAB-RJ (Instituto de Arquitetos do Brasil), no Flamengo, na Zona Sul do Rio, e vai ter palestras, oficinas e exposições gratuitas.
Os visitantes do Fabrik+ vão ter aulas de confecção de brinquedos, móveis com fabricação digital e até softbox com impressão 3D e materiais de baixo custo. As crianças também poderão aproveitar a oficina de fabricação de brinquedos ministrada pela Karin Rodrigues, do Por Favor Menos Lixo. Em todas essas atividades, os participantes estarão exercitando sua habilidade e criatividade e refletindo também sobre consumo consciente e sustentabilidade.
"A ideia é que as pessoas se surpreendam com as inúmeras possibilidades que serão apresentadas no evento, e que saiam inspiradas a colocar a mão na massa e a pensar em coisas que nunca tinham imaginado antes", destaca Carla Sobrosa, idealizadora do Fabrik+.
Uma oficina de criação de músicas a partir do toque de plantas ou ervas também promete surpreender os participantes. Um pequeno circuito elétrico de baixa voltagem vai ser montado para "ligar" as plantas.

"Quando a pessoa encostar a mão nessas folhas, a eletricidade do corpo somada a eletricidade da planta, faz com que o sinal elétrico deste circuito seja amplificado em até 200 vezes, gerando uma onda sonora peculiar a cada folha e a cada pessoa", explica Negalê Jones, responsável pela oficina. Ele acrescenta ainda que a sonoridade pode mudar de acordo com a emoção de cada pessoa.

Serviço:
Fabrik+

20 de novembro – Dia da Educação – Centro Cultural Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro) Horário: 13h às 19h30

23 e 24 novembro– Lab Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 107 - 5º andar, Flamengo, Rio de Janeiro) Palestras e Oficinas. Horário 13h às 20h (sábado) e 13h às 19h (domingo)

Feira Faça Você Mesmo – 23 e 24 de novembro – IAB-RJ (Beco do Pinheiro, 10 - Flamengo, Rio de Janeiro) Palestras e Oficinas. Horário: 13h às 21h

Mais informações e inscrições: www.fabrikmais.com.br, www.feirafacavocemesmo.com.br e www.sementeproducoes.com
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários