'Consciência³' - Divulgação
'Consciência³'Divulgação
Por Juliana Pimenta
Cientistas, filósofos, psicólogos, espiritualistas e ativistas sociais. Todos especialistas no tema da consciência, mas com abordagens por diferentes perspectivas. Assim se dá o enredo de Consciência³, nova série do Canal CURTA! com direção de Renato Barbieri que estreia hoje. Pensadoras e pensadores refletem sobre o fenômeno universal da consciência.

O diretor Renato Barbieri ressalta sobre a importância de se abordar o assunto como fator determinante para uma real transformação da sociedade: "A necessidade de se falar e se aprofundar sobre o fenômeno da consciência é premente! A tese central da série é que a consciência é um atributo da Vida, ou seja, não é uma exclusividade humana, e que a consciência coletiva será determinante para o desfecho do século XXI. Ou seja, se, enquanto Sapiens, continuarmos sendo consumistas inconscientes e ficarmos replicando a mentalidade antropocêntrica, o desfecho será imprevisivelmente danoso. E, pelo contrário, se adotarmos uma postura consciente perante nós mesmos, o outro, a Vida e o planeta, o desfecho do século XXI será bem diferente".

Diretor, produtor e roteirista, Renato conta que a ideia da série surgiu há cerca de dez anos, quando pretendia levar o projeto a um edital de um canal fechado de TV: "Não ganhei aquele edital e foi ótimo que tenha sido assim, pois tive a oportunidade de desenvolver melhor a ideia original, até o ponto de apresentá-la ao Canal CURTA! durante o MAC - Mercado Audiovisual do Ceará -, em 2016. Fechamos então uma série de 5 episódios de 45 minutos", lembra o diretor.