Por O Dia
Rio - Neste sábado, acontece a 1ª edição do Festival Mais Rio CBN, das 9h30 às 18h, na Fundição Progresso, na Lapa. O evento, totalmente gratuito, pretende estimular o carioca a cuidar da cidade e apresenta uma série de shows, oficinas e debates. Na programação especial, o cantor Pedro Luís, os humoristas Paulinho Serra e Helio de La Peña, as mulheres do Samba que Elas Querem e muitas outras atrações.

Será um dia inteiro de conversas com a presença de convidados especiais. A programação começa às 9h30 com uma performance de passinho ao som do funk carioca com o grupo Heavy Baile.

Num formato diferente, o programa CBN Rio, comandado por Bianca Santos, será transmitido diretamente do evento, em parceria com Frederico Goulart. A atração contará com um bate-papo sobre economia, política e educação com as comentarias Flávia Oliveira, Berenice Seara e a repórter Ermelinda Rita, e terá participação de Jaciana Melquíades, representante do projeto de empreendedorismo sustentável ‘Era uma vez o mundo’, Alessandra Orofino, fundadora da ONG Meu Rio, e das jovens Mc Martina e Winona Evelyn que irão apresentar um slam de poesias. Quem dará o ritmo musical é o cantor Pedro Luís, notório por seu trabalho na cena musical do Brasil e à frente do Monobloco.

Depois de um intervalo rápido para o almoço, as trocas continuam em duas mesas especiais. Das 13h30 às 14h30, em ‘Rio com Sabor’, Bianca e Frederico recebem a comentarista do quadro ‘CBN Gastronomia’, Marcella Sobral, que vai estar muito bem acompanhada ao lado da chef Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, e de Pedro de Artagão, do Grupo Irajá.

Das 15h às 16h, o público pode se preparar para rir sem moderação. É a vez da mesa ‘Rio com humor’, com os humoristas Paulinho Serra e Helio de La Peña, que vão idealizar um ano novo bem mais divertido para o nosso estado.

E para fechar em grande estilo, uma combinação perfeita: 'Rio com samba'. Uma roda vai reunir nomes engajados em diferentes projetos de samba na cidade, como Nego Álvaro, João Martins, Mingo Silva, Jorge Alexandre, Welington Luiz, Leo Fernandes, Pipa Vieira, Pedrinho Ferreira e as integrantes do Samba que Elas Querem, roda de samba formada só por mulheres.

Enquanto tudo isso acontece no Espaço Verde da Fundição, diversas oficinas vão ocorrer simultaneamente em áreas reservadas. Entre as atividades, haverá acrobacia aérea, produção de adereços da Mangueira, plantio, escola de palhaços, reciclagem e ações educativas para as crianças com a presença do youtuber Léo Megga, além de espetáculos infantis e performances circenses.

Também neste dia, será realizado o Mercado Fundição Sustentável, das 11h às 20h, em sintonia com eventos e iniciativas da Lapa, como a Feira da Rua do Lavradio. O Mercado Fundição Sustentável apresenta diversos expositores de produtos da agroecologia, arte/cultura e propõe a conscientização do público sobre ações a favor do meio ambiente.

Serviço:

Entrada gratuita

Horário: 9h30 às 18h

Local: Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Centro)



Confira abaixo a programação completa do Festival Mais Rio CBN:

9h30 – Performance do Passinho com o grupo Heavy Baile

10h – Programa CBN Rio ao vivo, com apresentação de Bianca Santos e Frederico Goulart, e participação das comentarias Flávia Oliveira, Berenice Seara e a repórter Ermelinda Rita, e das convidadas Jaciana Melquíades, representante do projeto de empreendedorismo sustentável ‘Era uma vez o mundo’, Alessandra Orofino, fundadora da ONG Meu Rio, e das jovens Mc Martina e Winona Evelyn

13h30 – Rio com Sabor, com a comentarista do quadro ‘CBN Gastronomia’, Marcella Sobral, e os chefs Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, e Pedro de Artagão, do Grupo Irajá

15h – Rio com Humor, com os humoristas Paulinho Serra e Helio de La Peña

16h30 – Roda de Samba com Nego Álvaro, João Martins, Mingo Silva, Jorge Alexandre, Welington Luiz, Leo Fernandes, Pipa Vieira, Pedrinho Ferreira e as integrantes do Samba que Elas Querem

Atividades e oficinas

8h30 às 10h30 – Passeio Turístico na Lapa com Sou+Carioca

10h às 12h – Oficina do Passinho com o grupo Heavy Baile

10h às 12h – Oficina de Adereços com os profissionais da Mangueira

10h30 às 12h – Oficina de Acrobacia em Tecido com Deborah Motta

11h às 18h – Oficina de Reciclagem com Movimento Lixo Zero

12h às 13h30 – Oficina de Escultura em Madeira com João Henrique

12h30 às 13h30 - Cultura Indígena: contação de histórias e oficina de massagem com Dauá Puri e Niara do Sol

13h às 13h30 – Dança Afro com Aline Valentim

13h50 – Performance Circense de Tecido com Deborah Motta

14h às 15h – Espetáculo “A rosa e a semente”, do Grupo Pedras

14h às 16h – Oficina de Youtuber com Leo Megga

15h30 - Espetáculo Cabaré Circo no Ato

16h às 18h30 – Oficina de Teatro para Adolescentes com a Cia Armazém de Teatro

16h – Performance Circo no Ato