Livro conta a história do bairro Braz de Pina e sua igreja matriz

Na obra, historiador e jornalistas resgatam a memória afetiva do subúrbio

Por O Dia

Livro conta a história do bairro Braz de Pina e sua igreja matriz
Livro conta a história do bairro Braz de Pina e sua igreja matriz -
Rio - O livro 'A Joia da Princesinha: 90 anos da Paróquia de Santa Cecília de Braz de Pina”', da editora Autografia, será lançado neste sábado (7), às 20h, com direito a uma missa com a presença do bispo Dom Orani Tempesta.
Na obra, o historiador Paulo Jorge Gonçalves e os jornalistas Patricia Vidal e Tiago Bandeira resgatam a memória afetiva do subúrbio. “O livro foi idealizado pelo padre local, Thomas Kizhakethayil, que há mais de 30 anos deixou a Índia para viver a vocação sacerdotal no Brasil e sonhava registrar as memórias do bairro e da comunidade”, conta Patricia.
“Recorremos a fontes históricas e documentais, acervo de imprensa, fotografias, além de relatos de moradores e paroquianos antigos, que nos dão um panorama do bairro construído em moldes europeus e apelidado de ‘princesinha da Leopoldina’”, explica Paulo, administrador da página Conheça a História do Rio de Janeiro no Facebook. 
Também à frente de páginas na rede social – Jornais Antigos do Rio de Janeiro e Memórias do Subúrbio Carioca – Tiago considera-se um saudosista em busca do passado da cidade e convida o leitor a essa espécie de “tbt” na forma de papel. “Morem no subúrbio ou não, as pessoas encontrarão um pouco sobre um passado de fé, luta e emoção que diz muito sobre o nosso hoje”, resume.
Toda a renda obtida com a venda dos exemplares está sendo destinada ao autofinanciamento do projeto e às obras de recuperação estrutural da paróquia, que celebra em dezembro 90 anos de existência. 
Serviço:

Lançamento do livro “A Joia da Princesinha: 90 anos da Paróquia de Santa Cecília de Braz de Pina”.  Rua Gurupatuba, 74, Braz de Pina, próximo à estação de trem. Data: 7 de dezembro (sábado), às 20h.  Exemplares à venda no local ao preço de R$25 (aceita cartões), na livraria paroquial e, em breve, pelo site www.autografia.com.br.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários