Livro conta a história do bairro Braz de Pina e sua igreja matriz - Divulgação
Livro conta a história do bairro Braz de Pina e sua igreja matrizDivulgação
Por O Dia
Rio - O livro 'A Joia da Princesinha: 90 anos da Paróquia de Santa Cecília de Braz de Pina”', da editora Autografia, será lançado neste sábado (7), às 20h, com direito a uma missa com a presença do bispo Dom Orani Tempesta.
Na obra, o historiador Paulo Jorge Gonçalves e os jornalistas Patricia Vidal e Tiago Bandeira resgatam a memória afetiva do subúrbio. “O livro foi idealizado pelo padre local, Thomas Kizhakethayil, que há mais de 30 anos deixou a Índia para viver a vocação sacerdotal no Brasil e sonhava registrar as memórias do bairro e da comunidade”, conta Patricia.
Publicidade
“Recorremos a fontes históricas e documentais, acervo de imprensa, fotografias, além de relatos de moradores e paroquianos antigos, que nos dão um panorama do bairro construído em moldes europeus e apelidado de ‘princesinha da Leopoldina’”, explica Paulo, administrador da página Conheça a História do Rio de Janeiro no Facebook. 
Também à frente de páginas na rede social – Jornais Antigos do Rio de Janeiro e Memórias do Subúrbio Carioca – Tiago considera-se um saudosista em busca do passado da cidade e convida o leitor a essa espécie de “tbt” na forma de papel. “Morem no subúrbio ou não, as pessoas encontrarão um pouco sobre um passado de fé, luta e emoção que diz muito sobre o nosso hoje”, resume.
Publicidade
Toda a renda obtida com a venda dos exemplares está sendo destinada ao autofinanciamento do projeto e às obras de recuperação estrutural da paróquia, que celebra em dezembro 90 anos de existência. 
Serviço:

Lançamento do livro “A Joia da Princesinha: 90 anos da Paróquia de Santa Cecília de Braz de Pina”.  Rua Gurupatuba, 74, Braz de Pina, próximo à estação de trem. Data: 7 de dezembro (sábado), às 20h.  Exemplares à venda no local ao preço de R$25 (aceita cartões), na livraria paroquial e, em breve, pelo site www.autografia.com.br.