Logo do Festival do Rio - Reprodução Facebook
Logo do Festival do RioReprodução Facebook
Por O Dia
Rio - O Festival do Rio vai muito além do Cine Odeon Claro e do circuito de cinemas da rede NET. Dentro da programação há espaço para a Seleção Nacional no Museu de Arte Moderna e o Festival do Rio no SESC RJ,  que contam com exibições de filmes como "Aviso aos navegantes", "Morto não fala", "Bacurau", entre outros. A programação se completa com os debates e workshops que estão na agenda do Rio Market, no Rio Othon Palace, em Copacabana. A programação completa você confere no site do evento.

A agenda do MAM, que vai até 17 de dezembro, tem entre os destaques os filmes “Bacurau” (de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles), “Rasga Coração” (de Jorge Furtado), “Deslembro” (Flávia Castro) e “Morto Não Fala” (de Dennison Ramalho). A programação encerra com “Aviso Aos Navegantes” (de Watson Macedo).

Já a programação Festival do Rio no SESC RJ terá exibições em três diferentes locais: Nova Iguaçu, São Gonçalo e Ramos. Entre os filmes selecionados estão “Brichos – A floresta é nossa” (de Paulo Munhoz), “Aos teus olhos” (de Carolina Jabor), “Domingo” (de Clara Linhart e Fellipe Batista), “Morto Não Fala” (de Dennison Ramalho) e “Gabriel e a montanha”, (de Felipe Barbosa ), entre outros.

O RioMarket é o setor de negócios do Festival do Rio e oferece, além de sessões com debates, oficinas e workshops nos dois últimos dias do evento. Serão exibidos os filmes “Carcereiros” e “O Músico” com posterior debate com os roteiristas. Entre os workshops estão “Técnicas para atores de cinema, TV & web”, com a diretora Meire Moreno, e “Hackathon: Como impactar o público e levá-lo ao cinema?”.

Confira as sinopses de alguns dos filmes que estão na programação gratuita:


BACURAU

Os moradores de um pequeno povoado do sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Os habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados e criam um meio de defesa.

RASGA CORAÇÃO

Manguari Pistolão é ao mesmo tempo um herói e um homem comum. Atuante na militância em boa parte da vida ele terá que enfrentar o mesmo que seu pai enfrentou: seu filho Luca pretende deixar a faculdade de Medicina e ingressar de vez no movimento hippie. Através do conflito com as escolhas do filho, ele verá seu passado sendo reinventado.

MORTO NÃO FALA

Stênio é plantonista noturno no necrotério de uma grande e violenta cidade. Em suas madrugadas de trabalho, ele nunca está só, pois possui um dom paranormal de comunicação com os mortos, que revelam segredos de sua própria vida. Por conta disso, ele desencadeia uma maldição que traz perigo e morte para perto de si e de sua família.

AVISO AOS NAVEGANTES

Um luxuoso navio parte de Buenos Aires com destino ao Rio de Janeiro. No meio da viagem um comunicado alerta para a presença de um perigoso espião entre os passageiros que precisa ser detido. Para capturá-lo, todos se unem, dando início à uma série de perseguições intercaladas por números musicais e desencontros amorosos.

SOBRE RODAS

Lucas, um menino de 13 anos, chega a uma nova escola depois de um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas. Lá, ele fica amigo de Laís, que sonha em conhecer o pai que a abandonou. Uma jornada se inicia quando eles descobrem o paradeiro do pai dela e decidem fugir juntos para tentar encontrá-lo.

BRICHOS - A FLORESTA É NOSSA

Os habitantes da Vila dos Brichos precisam decidir o futuro da cidade, ameaçada de perder sua floresta para investidores terroristas internacionais. Armados de coragem, inteligência e bom humor, nossos heróis encaram o desafio que será decidido nas areias de Noforest, na gelada Iceforest e na exuberante Brainforest.

AOS TEUS OLHOS

Rubens é um professor de natação carismático que dá aulas para pré-adolescentes em um clube. Querido por todos devido ao seu jeito brincalhão e parceiro, ele se vê em apuros quando um de seus alunos o acusa de assédio. Alegando inocência, Rubens é acusado pelos pais da criança e passa por um linchamento virtual, que tem início através de mensagens de WhatsApp e explode de vez quando chega ao Facebook.

DOMINGO

Múltiplos pontos de vista de uma família burguesa do interior gaúcho no dia 1º de janeiro de 2003, quando o Brasil vivia a histórica posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Durante uma festa extravagante, muitas verdades estão prestes a vir à tona e o mal estar entre os convidados fica evidente.

GABRIEL E A MONTANHA

Gabriel é um jovem aventureiro cheio de planos. Antes de começar a vida acadêmica na Universidade da Califórnia, ele decide conhecer a África. Durante a viagem, Gabriel decide subir o Monte Mulanje, um dos mais altos do Malawi.

GAGA - O AMOR PELA DANÇA

Ohad Naharin é um renomado coreógrafo e diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva, de Israel. O documentário mostra a fascinante história do artista, também conhecido como Mr. Gaga, que aos 60 anos é um dos mais importantes e produtivos coreógrafos do mundo, que redefiniu a linguagem da dança contemporânea.

CARCEREIROS

Adriano é um historiador graduado e contrário à violência que decide virar carcereiro para seguir os passos do pai. Com a chegada de Abdel (Kaysar Dadour), um perigoso terrorista internacional, ao presídio em que trabalha, a tensão aumenta a ponto de provocar duas facções criminosas que vivem separadamente.

O MÚSICO

O filme conta a história verídica de vida de um dos maiores compositores da China, Xian Xinghai. O início da Grande Guerra Patriótica da União Soviética contra a Alemanha nazista em 1941 dificultou o retorno de Xian à China. Ele ficou preso em Almaty, sofrendo de pobreza e doença.