Moacyr Luz se apresenta em live no Instagram nesta sexta-feira (27) às 18h. Divulgação/Marluci Martins
Por O Dia
O isolamento social por conta do coronavírus tem deixado a maior parte da população dentro de casa, o que afeta shows, peças de teatro, apresentações musicais etc. Assim, artistas e produtores culturais têm se organizado com festivais, espetáculos, rodas de samba e até contação de histórias via transmissão ao vivo.

No topo da lista de festivais, o 'Música em Casa', promovido pela gravadora Universal Music, vai levar lives com muito som aos fãs. Elas ocorrem hoje, amanhã e domingo, sempre com apresentações das 19h às 21h30 feitas diretamente no perfil do Instagram do próprio artista. Até amanhã, quem faz muito barulho é Melim, Mahmundi e Tropkillaz.

Por sua vez, o festival ‘Fico em Casa’ começa com as live hoje, a partir de 13h30, com a escritora e palestrante Maíra Azevedo em uma troca de ideia com o público. Às 17h30, Emicida agita a transmissão, seguido por Pedro Salomão, às 18h. Quem encerra a noite de shows é Paulo Miklos, às 23h. Cada apresentação tem 30 minutos e elas podem ser acompanhadas pelo perfil @festivalficoemcasabr no Instagram.

Para quem quer curtir um samba, Moacyr Luz vai tocar hoje as músicas do novo CD do Samba do Trabalhador, ‘Fazendo Samba’, às 18h, no Instagram @moaluz. Teresa Cristina também embarca no movimento e vai estar ao vivo para os fãs no domingo, a partir das 11h. O show será com a mãe da cantora, Dona Hilda, no perfil oficial dela no Twitter, o @1TeresaCristina.

Como opção de teatro, a Palavra Z Produções Culturais deu início a ação Teatro Online, com diversos espetáculos disponíveis para o público, desde peças infantis à adultas, sempre oferecidos de 10h as 17h e de 18h as 00h. A programação pode ser acessada em https://bit.ly/2QJzLPJ.

A produtora Ih, Contei, especializada em arte e educação, tem realizado lives diárias às 16h com contação de histórias para as crianças, cheia de figurinos e fantoches. O conteúdo de hoje, amanhã e domingo pode ser visto no perfil @ih_contei no Instagram. Um dos criadores do projeto é Leandro Pedro, que afirma que as lives têm servido como espaço de conscientização "Utilizamos as histórias para difundir informações de cuidados de higiene para prevenção ao coronavírus de forma correta e precisa para as crianças", dizem.

Outras opções para os pequenos são o canal do YouTube da Turma da Mônica, cheio de conteúdos gratuitos, e a leitura do livro infantil 'Carlos Viaja', feita pelo próprio autor China no domingo, às 15h, no projeto Sala de Casa, no perfil do Instagram @casanaturamusical. Nesta mesma conta, hoje rola show da Josyara e amanhã do The Baggios, ambos às 19h. A programação vai até dia 12 de abril, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos.

Aos que sentem falta de exposições, o Museu de Astrologia e Ciência Afins (MAST) preparou visita online e uma experiência de realidade virtual do homem na lua no site https://bit.ly/2UDGXxM. O Museu de Arte do Rio (MAR) também entra na onda de gerar conteúdo na internet e lança o #MARdeCasa, iniciativa com podcast, visita online, vídeos no canal do YouTube do museu e catálogos para download. Tudo está liberado em https://bit.ly/3ahThue.