Por Aventuras maternas
Concurso de Desenho sobre Hemofilia

Em outubro, a Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia (ABRAPHEM) quer estimular a imaginação das crianças e, para isso, vai promover, com o apoio da Ri Happy, um concurso de desenho muito especial. Por meio de um desenho, a criança deverá ilustrar a criação de um super-herói que represente o fator de coagulação, medicamento do qual precisa para evitar os sangramentos próprios da doença. O objetivo deste concurso é estimular a criança a enxergar o fator de coagulação como seu amigo e aliado, capaz de potencializar suas qualidades, possibilitando saúde, diversão, brincadeiras, prática de esportes e uma melhor qualidade de vida desde que utilizado da maneira prescrita. O concurso é aberto nacionalmente para crianças com qualquer coagulopatia entre 5 e 12 anos de idade e será dividido em 2 categorias: de 5 a 8 anos e de 9 a 12 anos. Os vencedores receberão happy vales da Ri Happy nos valores de R$300,00, R$250,00 e R$200,00. Os primeiros lugares serão determinados pelo voto do público, através da exposição dos desenhos no site da ABRAPHEM. E outro prêmio será dado ao autor do desenho mais criativo. A votação ocorrerá entre os dias 02 e 29 de outubro. A inscrição é feita pelo site e os desenhos devem ser enviados por email ou correio, entre os dias 15 e 30 de setembro. Regulamento em: https://abraphem.org.br/concurso-de-desenho-abraphem/



Para despertar o interesse de crianças e jovens pela Ciência

Para estimular o aprendizado e o interesse das crianças e jovens pelas áreas de Ciências e Exatas, a 3M lança o programa "Ciência em Casa", uma iniciativa global da companhia que compartilha, por meio de vídeos, experiências simples, fáceis e seguras de serem reproduzidas em casa. Lançado nos EUA em maio, o programa agora chega ao Brasil e aos países da América Latina e apresentará, a cada mês, novos episódios com experimentos elaborados especialmente por um grupo de profissionais de Pesquisa & Desenvolvimento da companhia. Criado para inspirar e despertar o espírito científico em crianças e jovens de 6 a 12 anos, os vídeos do Ciência em Casa também podem ser utilizados com um conteúdo para auxiliar pais, cuidadores e até professores, que precisam de alternativas para apresentar e trabalhar o tema neste momento em que muitas crianças e jovens estão estudando no modelo de educação escolar em casa (homeschooling). Além de conduzirem os vídeos de experimentos científicos de forma simples e fáceis de serem reproduzidos, os profissionais da área de Pesquisa & Desenvolvimento da 3M compartilham um pouco de seus conhecimentos e expertises diversos dentro do experimento em questão. Vale ressaltar que todos os experimentos exibidos na plataforma são princípios científicos básicos, feitos com utensílios e ingredientes encontrados no ambiente doméstico. A cada mês, novos vídeos estarão disponíveis nas redes sociais da 3M (Instagram, Linkedin) e no Blog Curiosidade , plataforma da 3M com conteúdo sobre criatividade, inovação, ciência e outras iniciativas e práticas da 3M. A série é parte de outras ações da companhia para promover o conhecimento científico e o interesse pela área. Uma delas é a Mostra 3M de Ciência e Tecnologia , que a empresa, através do Instituto 3M, promove todos os anos para fomentar o estudo e a apresentação de projetos de iniciação científica de adolescentes da região metropolitana de Campinas e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Outra iniciativa da companhia na área é o Índice anual do Estado da Ciência (ou SOSI, do inglês State of Science Index). A pesquisa anual e global realizada pela 3M há três anos mostra as impressões da sociedade sobre os avanços científicos no mundo. Mais informações em www.3M.com.br ou no perfil no Instagram @3MdoBrasil.



Lives com personagens infantis

Neste mês de setembro, o Clubinho de Ofertas vai realizar uma série de novas lives com os personagens favoritos das crianças. Marcadas sempre para às 20h e transmitida pelos canais do Clubinho no Instagram, Facebook e Youtube, os encontros, que são gratuitos, estão sendo realizados em parceria com a Faz Assim Produções e o Teatro BTC, de São Paulo. Durante as lives de setembro, os pequenos vão assistir, interagir e fazer diversas atividades com Aurora, de “A Bela Adormecida” (dia 22), Barbie (dia 24) e Ladybug (dia 29). Entre as atividades, a garotada vai aprender com os personagens a criar peças de artesanato, customizar roupas, fazer brinquedos e cozinhar receitinhas especiais. As redes sociais do Clubinho de Ofertas para assistir as lives são facebook/clubinhodeofertas, instagram/clubinhodeofertas e bit.ly/youtube_clubinhodeofertas



Novas Cry Babies

A Multikds apresenta o mais novo modelo da sua principal linha de boneca, a Cry Babies Coney Good Night. Famosas por chorar lágrimas de verdade, a nova edição da Coney conta com um super diferencial: ela também é uma luminária. Ao tirar a chupeta da Coney, ela irá chorar lágrimas que na verdade são luzes de LED que brilham no escuro. Ao devolver a chupeta, seu rostinho se ilumina e exerce a função de luminária, ajudando a criança na hora da soneca. A Good Night também canta 5 canções de ninar e emite sons iguais a um bebê de verdade. Além desse super lançamento, a Multikids está trazendo outros cinco modelos de Cry Babies para compor a linha e, até o fim do ano, também acrescentará ao portfólio o modelo de boneca negra. Serão no total 15 opções diferentes de bonecas. A Good Night Coney já está disponível no site da Multikids e nos principais varejistas nacionais do segmento, com preço sugerido de R$329,90.



Gastronomia artesanal

Uma marca para quem gosta de doces simples, artesanais e cheios de memória afetiva. É assim que a Paloma Inventa, que tem como carro chefe o pudim de leite condensado sem furinhos, tem conquistado o mercado carioca. Com produtos a partir de R$ 7 e entregas em bairros da Zona Oeste, Zona Norte e Zona Sul, a doceria tem uma infinidade de sabores de bolos caseiros, como cenoura, chocolate e cuca de banana; brownies recheados e na mantinha; e, é claro, os pudins de leite condensado e de doce de leite, que chegam em três tamanhos: grandes, pequenos e baby, para festas e brindes. Para encomendas, basta entrar em contato pelo Instagram @palomainventa. Entregas de quarta a domingo, com taxas a partir de R$10 (valor varia de acordo com cada bairro).



Livro digital animado narrado por crianças

Já imaginou livros digitais animados e narrados por crianças? Pois essa é uma nova proposta de leitura online idealizada pela Piraporiando, editora especializada em livros e projetos educativos focados na diversidade. O projeto foi desenvolvido para proporcionar uma experiência única de leitura para os pequenos, inclusive aqueles que ainda não estão alfabetizadas ou que possuem deficiência visual. Uma das novidades é esses livros digitais são todos narrados por crianças. A sonorização é composta por músicas inspiradas nas atividades que a editora realiza, como mediação de leituras e contação de histórias, que incentivam a leitura, educam, emocionam, envolvem e divertem. O projeto do livro digital animado levou em consideração aspectos importantes no desenvolvimento cognitivo das crianças. O manuseio faz com que ela perceba, por exemplo, como o tempo passa. O design das cenas das histórias também trazem uma experiência de leitura diferenciada. Já as animações não são todas automáticas e a criança precisa clicar na tela para algumas coisas acontecerem. Os livros digitais animados podem ser adquiridos pelo site da Piraporiando www.piraporiando.com pelo valor de R$18,90.

Turma da Mônica ganha app

Já imaginou cozinhar para a personagem que mais ama comida? Sempre se reinventando no ambiente digital, a Mauricio de Sousa Produções, em parceria com o Akom Studio, acaba de lançar o app Vamos Brincar de Cozinhar. O jogo, disponível para Android e iOS, é estrelado por ninguém menos que Magali, que tem um apetite do tamanho de uma melancia e é super divertida e carismática. Como o tema central é a alimentação, nada melhor do que ter como protagonista a personagem que em suas historinhas já possui a abordagem sobre a importância das refeições equilibradas e a vida saudável. A novidade também está na apresentação da personagem, que surge de uma maneira até o momento nunca vista, em 2D, e mais novinha e super fofa! Magali aparece na fase da sua primeira infância, momento em que as crianças começam a deixar de ser bebês. A MSP traz os personagens com essa nova carinha, primeiramente com a Magali, para, de maneira lúdica, divertir os pequenos e, ao mesmo tempo, auxiliar as famílias a compreenderem essa fase de desenvolvimento que é tão importante para o crescimento das crianças. A ideia é produzir conteúdo que apoie as descobertas dos primeiros anos de vida das crianças, enfatizando a importância de brincar e aprender, através de experiências cognitivas e sensoriais. Com atividades exploratórias e experimentais, o jogo permite que descubram receitas ou até mesmo inventem a sua própria. A ideia é que o aplicativo seja uma fonte de conteúdo simples que aborde questões relacionadas à alimentação equilibrada. É possível aquecer alimentos no forno, fritá-los na frigideira, cortá-los na tábua e até fazer suco no processador - tudo isso apresentado de forma segura e didática. E o app não se resume a apenas isso: como a Magali se conquista pelo estômago, a receita preparada passa pela sua avaliação. Ela reagirá aos alimentos de acordo com o seu gosto. Então, se no momento do preparo tiverem colocado pimenta no alimento, a personagem poderá sinalizar que está ardendo ou se tiver muito sal, poderá até informar se está com sede. As receitas podem ser seguidas pelo livro da Tia Nena ou as famílias podem juntas inventar e desenvolver a sua. Não existe jeito certo ou errado para se divertir e aprender. No app todos podem colocar a mão na massa. Falando nisso, não pense que as atividades ficarão simplesmente no celular ou tablet. O jogo conta com a participação dos pais durante a brincadeira e acaba sendo um convite para as atividades serem levada para além da telinha, incentivando o interesse pelo consumo de alimentos saudáveis. O app conta, ainda, com uma seção feita especialmente para os adultos, onde os desenvolvedores do jogo (e até mesmo o criador da turminha, Mauricio de Sousa) explicam os princípios pedagógicos trabalhados no jogo, contam como funciona cada utensílio, e sugerem também maneiras de aproveitar essa experiência juntamente com as crianças. O aplicativo está disponível nas lojas digitais por R$10,90.



Expressão pela arte

Vivemos um momento de pandemia sem precedentes na nossa história recente. E para que o público possa expressar seus pensamentos sobre esse momento único, o educativo da Casa-Museu Ema Klabin realiza, nas mídias sociais do museu, a atividade #PartilhasPoéticas. A ação convida o público a se tornar Cronista do seu Tempo e enviar desenhos, pinturas, poesias, fotografias, colagens, pequenos vídeos, ou qualquer outra forma de expressão sobre a realidade atual. O objetivo é expressar ideias, pensamentos, sentimentos. A produção será publicada nas plataformas virtuais, gerando diálogos e trocas. Crianças e adultos podem participar basta enviar sua arte para educativo@emaklabin.org.br. E para sensibilizar o público, foram reunidas obras de grandes artistas que também foram cronistas do seu tempo. A programação deste mês apresenta obras que transcendem seu tempo, imortalizando contextos sociais e políticos que motivaram sua produção. Pertencentes à Coleção Ema Klabin, as gravuras da série “Desastres de Guerra” de Francisco de Goya, fazem uma crônica da guerra e seus horrores, enquanto o Álbum “Balada do Terror e 8 Variações”, da artista contemporânea Maria Bonomi, lembra a tortura durante a ditadura civil-militar brasileira e os artistas Enivo, Mag Magrela e Rafael Rayashi, participantes da série Backdrop Grafite, tratam das lutas contemporâneas, que envolvem questões raciais, sociais e de gênero - essas obras fazem parte de um vídeo que está nas redes sociais do museu desde o dia 14 de setembro. Além disso, haverá muita música nas redes sociais do museu. Tanto relembrando artistas que já se apresentaram nas Tardes Musicais como vídeos com apresentações inéditas. As músicas inéditas deste mês serão de dois espetáculos realizados em 2019 nas dependências da Casa-Museu. Daniel Murray (violão), que trouxe como convidados Adriana Holtz (violoncelo) e Ari Colares (percussão), e apresentaram músicas compostas por autores paulistas. E o espetáculo Aos Homens, com Linna Karo, que lançava seu primeiro disco solo, em uma apresentação cheia de teatralidade e belíssimos arranjos. E também é possível prestigiar a última live da série “Encontro com Escritores” que traz Fabiana Vans Dias, mediada por Paloma Durante. Para realizar visitas virtuais a linda Casa-Museu Paulista é só acessar o Google Arts & Culture no link: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin. Ou por meio da ferramenta digital Explore, no site do museu: https://emaklabin.org.br/explore/. Para saber mais, acesse as redes sociais no Instagram - @emaklabin, Facebook - https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin, Twitter -https://twitter.com/emaklabin, o canal do YouTube - https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w e pelo site https://emaklabin.org.br/


Galinha Pintadinha e Sidney Magal

A Galinha Pintadinha está inovando seu repertório com uma nova versão de um grande sucesso da música brasileira. A partir desta semana, é possível curtir a personagem em “O meu sangue ferve por você”, que se tornou conhecida em todo o país pela interpretação do cantor Sidney Magal. O vídeo pode ser assistido no canal do YouTube da Galinha Pintadinha e, ainda, nas principais plataformas de streaming, como o Spotify, Deezer e Apple Music. Mais informações em http://www.galinhapintadinha.com.br



Para conhecer a Cidade Maravilhosa

Moradores do estado do Rio terão mais tempo para descobrir ou redescobrir a Cidade Maravilhosa. Prorrogada até 30 de setembro, a campanha “Redescubra o Rio” reúne pontos turísticos como AquaRio, Bondinho Pão de Açúcar, Paineiras Corcovado, roda-gigante Rio Star, Trem do Corcovado, Jardim Botânico, Confeitaria Colombo, entre outras atrações, com descontos para a população. Com o apoio da Secretaria Especial do Turismo e Legado Olímpico (Seturleo), da Prefeitura do Rio, a campanha fez tanto sucesso que foi prorrogada em comemoração ao Dia do Cliente, que aconteceu no último dia 15 de setembro. Para obter o desconto, é necessário comprovar residência em qualquer município do estado do Rio de Janeiro, apresentando uma conta de consumo e um documento oficial com foto. Os atrativos ainda orientam a compra antecipada nos sites oficiais para evitar filas. Os descontos variam de 30% a 50%. Além dos pontos turísticos, os hotéis da Marriott International no Rio de Janeiro também estão participando da campanha. As unidades da rede que fazem parte são JW Marriott Rio Hotel, Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, Courtyard & Residence Inn by Marriott Rio de Janeiro. Todos propõem 30% de desconto na tarifa do day use. Além disso, o Sheraton Grand Rio Hotel & Resort e o JW Marriott Rio Hotel oferecem outros benefícios, como 20% de desconto em alimentos e bebidas, 20% de desconto nas massagens e acesso à academia, conforme disponibilidade, seguindo as Regras de Ouro do combate à Covid-19 da Prefeitura. O hotel Radisson Barra e o Mar Palace Copacabana Hotel também aderiram, e oferecem 30% de desconto no day use. O Best Wester Plus Copacabana entrou com tarifa especial de 40% de desconto no day use, que pode ser utilizado em horários determinados. Hilton Barra e Hilton Copacabana estão com tarifa promocional de 30% e 40%, respectivamente, nas diárias. Ambos sem o café da manhã. E a Rede Windsor de Hotéis mantém sua participação disponibilizando o desconto do Redescubra o Rio, que varia de 30% a 50%, na diária da hospedagem em quatro unidades - Windsor Leme, Windsor Marapendi, Windsor Excelsior e Windsor Florida. Outros atrativos como Jeep Tour e Confeitaria Colombo oferecem descontos em produtos específicos divulgados em seus sites. Através do site oficial da campanha (www.redescubraorio.rio ) é possível ir direto para o site de todos os participantes da campanha. E um detalhe: para assegurar a saúde do público e dos funcionários, os pontos turísticos elaboraram, em conjunto, um protocolo sanitário que segue as Regras de Ouro da Prefeitura do Rio e todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além da capacidade reduzida, todas as atrações turísticas contam com postos de triagem para aferição de temperatura corporal e higienização de mãos e calçados. O uso de máscara é obrigatório durante toda a visita. Nos atrativos, também estão disponíveis dispensers e estações de álcool em gel, acionadas por pedais e sensores, durante os trajetos de visitação. Os circuitos são demarcados com sinalizações para evitar aglomerações.