John Lennon faria 80 anos nesta sexta - Reprodução / Facebook
John Lennon faria 80 anos nesta sextaReprodução / Facebook
Por O Dia
Rio — Há 80 anos, nascia John Lennon. Mesmo após a trágica morte do lendário Beatle, há 40 anos, o legado deixado por ele ainda inspira multidões e deixa memórias eternizadas na cultura moderna, sobretudo na música.

Comemorado nesta sexta-feira (09), o aniversário de John Lennon foi lembrado pelos seus ex-companheiros de banda, Paul McCartney e Ringo Starr.

"Eu amo essa foto, ela me lembra do vínculo entre nós. Feliz 80°, John. Te amo", escreveu Paul na legenda de uma foto postada no Instagram, dos dois, até então, jovens músicos.


Ringo também fez questão de homenagear o amigo. "Ainda sinto sua falta, cara. Paz e amor para Yoko, Sean e Julian", escreveu o músico, mencionando os filhos de John, e sua amada Yoko Ono.

Os perfis de George Harrison e dos Beatles, no Instagram, também prestaram homenagens ao músico. 
Publicidade
John Lennon e Paul McCartney - Reprodução / Facebook

Nascido em Liverpool, no Reino Unido, o jovem John mudou o curso da música ao fundar os Beatles, em 1960.

A trajetória do quarteto fabuloso, como ficaram conhecidos mais tarde, após o estrondoso sucesso, foi repleta de marcos importantes. Com 13 álbuns de estúdio e mais cinco ao vivo, os garotos de Liverpool alcançaram um patamar jamais atingido antes por um grupo musical.

No entanto, foi em 1970 que os Beatles chegaram ao fim, por discordâncias internas, deixando fãs desolados com a notícia. Mas não foi o fim para a carteira de John Lennon, que ascendeu também à posição de ativista, influenciado, sobretudo, por sua esposa Yoko Ono.

John Lennon e Yoko Ono - Reprodução / Facebook


Foi a partir daí que John se aventurou na carreira solo. A famosa canção 'Imagine', lançada em 1971, foi o maior sucesso de Lennon nessa etapa de sua trajetória musical, sendo o single mais vendido de sua carreira.

Em 1980, o músico foi abordado por um suposto fã — Mark Chapman — na entrada do prédio em que vivia em Nova York. O encontro, contudo, terminou em tragédia, pois Chapman o atingiu com quatro tiros fatais. Quem visita Nova York pode se lembrar de John Lennon ao visitar o memorial Strawberry Fields.
Publicidade
John Lennon e os fãs brasileiros

'Quem aí segura uma nota aguda?', foi a pergunta que fez Lizzie Bravo, uma fã carioca, na época com apenas 15 anos de idade, participar subitamente de uma gravação de uma música dos Beatles, 'Across The Universe'.

Lizzie foi parar em Londres por paixão à banda, em 1967. Fã de carteirinha, ela fazia vigília na frente do estúdio de Abbey Road, onde o quarteto gravava o próximo álbum da carreira. O convite inesperado veio de Paul, que apareceu na porta do estúdio e fez a pergunta. Lizzie conta que aceitou na hora, mesmo sem saber do que se tratava o convite.

A escritora, hoje aos 69 anos de idade e autora do livro 'Do Rio a Abbey Road', conta como foi a experiência. "É uma emoção enorme, um privilégio e uma felicidade enorme de ter deixado uma gotinha mínima de Brasil na história dos Beatles", declara a fã, que tinha John como Beatle favorito.