Genival está internado - Divulgação
Genival está internadoDivulgação
Por O Dia
Rio - O cantor de forró Genival Lacerda, de 89 anos, faleceu na manhã desta quinta-feira, após ficar internado por mais de um mês em hospital de Pernambuco devido a complicações provocadas pela Covid-19. Ao longo dos mais de 60 anos de carreira, proporcionou inúmeros sucessos para o cancioneiro nacional, em especial, para o forró, gênero que ajudou a popularizar e nacionalizar. 
Desde o início da pandemia, o cantor estava recolhido em sua casa, com um dos filhos, João Lacerda. No Instagram, ele escreveu um texto lamentando a morte do pai. "Hoje perdi um dos maiores amigos de minha vida, amigo da música, de ensinamentos, amigo que na hora de brigar, sempre brigava e minutos depois nem lembrava que brigava, porque não guardava mágua de ninguém", escreveu João
Publicidade
Vida e carreira
Publicidade
Nascido em Campina Grande, no ano de 1931, cidade que é considerada a capital do forró na Paraíba, Lacerda foi autor de sucessos como "Severina Xique Xique", "De quem é esse jegue?" e "Radinho de Pilha", em meio aos cerca de 70 discos lançados por ele – o primeiro deles, gravado em 1955, quando já havia se mudado para Pernambuco. 
Incentivado por seu concunhado, o músico Jackson do Pandeiro, Lacerda se mudou para o Rio de Janeiro em 1964, onde trabalhou em algumas casas de forró. O salto na carreira só veio em 1975, quando lançou a música Severina Xique-Xique – famosa pelo verso "ele tá de olho é na butique dela", feita em parceria com João Gonçalves. O disco vendeu cerca de 800 mil cópias.
Publicidade
Genival gravou mais de 50 discos na carreira. A obra do artista gravitou em torno dos cocos, xaxados e baiões, entre outros gêneros.Resultando nas letras leves e bem-humoradas. Foi a partir das letras com duplo sentido, que o músico ganhou o Brasil. A música "Severina Xique Xique", por exemplo, vendeu mais de 800 mil cópias.
"O Jegue Milionário" e "Caldinho de Mocotó" são outras canções que mostram o amor do cantor pelas suas raízes e pelo nordeste brasileiro. Sempre alegre, o último trabalho do artista foi com o filho João Lacerda, em 2020, no disco "Pai & Filho".
Publicidade
E não foi só na música que o artista se destacou. Genival Lacerda já participou até de filmes. Ele viveu um cantor de forró no longa“Vamos Cantar Disco Baby” (1979),“Made in Brasil” (1985) e “Beijo 2348/72” (1990). Já em 2009, o músico interpretou ele mesmo em um documentário sobre a sua carreira.
Relembre grandes sucessos de Genival Lacerda:
Publicidade
Severina Xique Xique
Mate o Véio, Mate
Publicidade
Quem Dera
O Jegue Milionário
Publicidade
Caldinho de Mocotó