Globo de Ouro acontecerá no dia 28 de fevereiro - AFP
Globo de Ouro acontecerá no dia 28 de fevereiroAFP
Por O Dia
Rio - Os responsáveis pelo prêmio do Globo de Ouro estão envolvidos em uma polêmica após o jornal "Los Angeles Times" publicar uma matéria com denúncias de corrupção em torno da premiação. A publicação cita depoimentos de fontes que fazem parte da Hollywood Foreign Press Association, a associação de jornalistas internacionais que cobrem a indústria cinematográfica e organizam a premiação.

Uma das acusações partiu de Kjersti Flaa, uma jornalista norueguesa que faz parte do Hollywood Foreign Press Association. Ela afirma que a organização tem uma "cultura de corrupção", alimentando a sonegação de impostos e monopolização de acesso à informação. Ela também aponta conflitos éticos durante a votação do prêmio. A reportagem do "Los Angeles Times" foi feita a partir de entrevistas com mais de 50 pessoas, entre ex-membros, agentes e empresários.


O jornal questiona a “legitimidade da associação, a qualificação de seus membros e sua ética”. Apesar de ser uma organização sem fins lucrativos, eles acumulam US$ 45 milhões em doações. Na matéria, eles são acusados de desviar parte dos fundos.

A reportagem ainda cita que produtores da série "Emily em Paris" levaram 30 membros da Hollywood Foreign Press Association para uma viagem a Paris para acompanhar as filmagens. A produção acabou sendo indicada em duas categorias no Globo de Ouro.

As denúncias vêm à público perto da edição de 2021, marcado para 28 de fevereiro.