Kim Kardashian
Kim Kardashian Reprodução Internet
Por O Dia
Rio - Kim Kardashian foi citadapelo governo dos Estados Unidos em um processo que envolve a compra ilegal de uma estátua da Roma Antiga. Segundo as autoridades da Itália, a socialite teria adquirido a obra em 2016 e apresentou uma ação judicial no tribunal de Los Angeles, na Califórnia.

Segundo os documentos, a estátua foi apreendida no aeroporto da cidade quando estava a caminho da casa de Kim, que teria feito a compra através de um negociante de arte belga. Axel Vervoordt, design de interiores que estava responsável pela aquisição e decoração da mansão da americana, também foi citado no processo enviado.


A obra é uma estátua rara de pedra calcária. Nomeado de "Fragmento de Atena Samiana de Myron, Pedra calcária, Romana, século 1 - 2 DC", o objeto fazia parte de um acervo avaliado em US$ 745.882 mil, cerca de 4 milhões de reais. "Com base nas informações e nos aspectos científicos fornecidos pelo arqueólogo, o arqueólogo opinou que a estátua do réu foi saqueada, contrabandeada e exportada ilegalmente da Itália", diz trecho do processo.

"Kim nunca comprou esta peça e esta é a primeira vez que ela sabe de sua existência. Acreditamos que possa ter sido comprada em seu nome sem autorização e, como nunca foi recebida, ela desconhecia a transação. Encorajamos uma investigação e esperamos que seja devolvida aos legítimos proprietários", alegou a equipe da empresária em um comunicado.