O sol como testemunha do casamento

Noivos optam por cerimônias ao ar livre ou salões, mas em clima de calorão

Por thiago.antunes

Rio - Encontrar o grande amor pode ser uma longa jornada. Uma vez descoberto, a troca de alianças ainda é o sonho de muitos casais. E jurar amor eterno sob o sol de verão pode ser o começo perfeito do ‘felizes para sempre’.

Para deixar o dia do ‘sim’ com a cara da estação, tecidos leves, cores intensas e até drinques que viram sorvete garantem um casório digno da época mais quente do ano. A premiada fotógrafa Marina Lomar diz que para registrar a cerimônia com perfeição, é importante escolher bem o horário.

“Com o sol mais intenso, o ideal é marcar às 18h. É mais confortável para convidados e noivos. Antes disso ninguém aguenta. Borra maquiagem, as pessoas ficam agitadas e o incômodo sai nas fotos”, orienta. Marina diz que a luz natural deixa as fotos a dois ainda mais bonitas. “Podemos usar o pôr-do-sol para este momento”, ensina.

A fotógrafa Marina Lomar fez a foto do casal em Búzios com céu colorido pelo pôr-do-sol e garante a luz natural dá um toque especial ao cenário de casamento ao ar livreMarina Lomar

Sócio e chef do bufê Rappanui Gastronomia, Ricardo Pires, 48, diz que o clima quente pede cardápio leve. “Servir sucos de fruta e espumantes gelados harmonizam com canapés. Mas não pode-se esquecer da água!”, avisa Pires, que cuida de eventos há nove anos. Entre as sugestões, está o suco de abacaxi, kiwi e gengibre. “Uma combinação que sempre agrada e refresca”, orienta.

A novidade dessa temporada, segundo o chef, é o naked cake — ou bolo nu, em Inglês, que não leva cobertura e faz sucesso. A engenheira Mariana Duarte, 31, elegeu o mês de dezembro para o enlace, feito na Igreja de São Conrado. “Era simples, aconchegante e tinha ar-condicionado. Item essencial para escolha dos locais”, diz. Para a decoração, as cores fortes ficaram nos detalhes.

O naked cake é o bolo sem cobertura%2C tendência deste verão para casamentosDivulgação

“Foi tudo clean com móveis brancos e pontos de pink, laranja e vermelho”, conta. A novidade ficou para o bufê. “Eu queria colocar algo diferente e tive a ideia de incluir picolé e biscoito polvilho. O Bloco Cardosão de Laranjeiras deixou a festa com um clima de praia e Carnaval. Os convidados adoraram!”, vibra.

Flor, renda e chinelo: Entre belo e descontraído

Decorar é um capítulo a parte. “Flores campestres resistem mais ao calor”, ensina a florista Gilsa Araújo. “A tendência atual é Alstroeméria. É versátil e pode tingir”, diz, alertando que o ideal é não combinar o buquê com a decoração. “Se a igreja for escura use tons de chá ou branco. Se for clara, ou ao ar livre, aconselho investir no mix de laranja, amarelo e marfim.”

A organizadora Dark Franco, do Les Amies Cerimonial, revela que o Parque Lage é a escolha favorita do verão para a cerimônia. “As lembrancinhas podem ser leques e chinelos”, sugere, ressaltando que daminhas e pajens devem ficar fresquinhos. “As meninas podem usar vestido longuete sem meias. Nos cabelos, coque ou tiara de flores”, afirma. Pajens podem dispensar o terno no verão. “Ficam fofos de camisa social e suspensórios”, indica.

Responsável pela estrela do evento, a dona do Atelier Fafi Vasconcellos faz os vestidos de noiva. “No verão, geralmente são leves quando o casamento é na praia ou campo. Os tecidos que mais uso são musseline de seda, transparências em tules e rendas”, revela Fafi. O tomara-que-caia ainda é muito pedido, mas as rendas com efeito tatuagem são a vedete da estação, segundo ela.

Marina Lomar Fotografia: contato@marinalomar.com.
Rappanui Gastronomia: 2608-4255
Gilsa Araújo Flores: 3373-7041
Les Amies Cerimonial: 2522-3548
Atelier Fafi Vasconcellos: 3439-1118

Reportagem de Larissa D'Almeida

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia