Por gabriela.mattos
Rio - Em meio à sensação térmica que ultrapassa os 40 graus, imagine poder experimentar, por alguns momentos, de temperaturas típicas dos Alpes Suíços? Pois é isso que uma nova atração “ancorada” no Pier Mauá oferece a cariocas e turistas até o dia 28. Sob clima abaixo de zero, um bar totalmente de gelo oferece entretenimento de uma forma diferente ao público, com direito a bebidas variadas e boa música. No Tropical Ice Bar, além das paredes e da decoração, o balcão, os assentos e até os copos são de gelo. A temperatura dentro do espaço pode chegar a -12°.
O casal Guilherme e Carla aproveitou o passeio para conhecer o bar temático%3A clima parecido com o ChileSandro Vox / Agência O Dia

Após o sucesso de público em São Gonçalo, onde ficou instalada por seis meses e reuniu cerca de 7 mil frequentadores entre junho e dezembro do ano passado, a estrutura foi trazida em janeiro para o Centro do Rio. O bar é uma das atrações da Feira Je T’aime — ‘Rio eu te amo’, em francês — que acontece na Praça Mauá. O evento, que tem entrada grátis, vai até o dia 3 de março, mas a estrutura gelada só vai ficar até o dia 28.

O bar temático foi aprovado pelo casal de empresários cariocas Guilherme Azeredo e Carla Simone, a passeio na Praça Mauá. “Adoramos a estrutura e a decoração do bar. Além disso, o frio lembra bastante as baixas temperaturas que encontramos no Chile, durante a nossa última viagem”, recordaram. O bar temático conta com iluminação colorida, com direito a pista de dança, além de drinks variados que são servidos em copos de gelo. Há quem aproveite a pausa no trabalho ou o término de uma caminhada para se refrescar.
Publicidade
“Tenho clientes que passam aqui durante o intervalo do almoço. Com a chegada dos cruzeiros, há muitos turistas que aproveitam o pouco tempo na cidade para conhecer o bar”, comentou o empresário Walber Soares. O tempo máximo de permanência no local é de 15 minutos. “Estipulamos esse tempo para não afetar a saúde das pessoas e também para dar conta de atender a grande demanda. Por vez, entra um grupo de até 15 clientes. Os funcionários também vão se revezando por causa do frio. É importante ter cuidado com o bem estar do público e dos profissionais”, comentou. O bar funciona às segundas-feiras, das 10h às 18h, e de terça a domingo, das 10h às 20h.
Os irmãos Walber e Adriano decidiram montar o bar itinerante e conseguiram apoio de marcas de bebidasSandro Vox / Agência O Dia

A entrada custa R$ 40 (idosos pagam meia). O valor inclui consumação liberada e o aluguel de luvas e casacos térmicos. Quem visitar a feira poderá, ainda, aproveitar a variedade de restaurantes do local com direito a culinária francesa e brasileira, com opções veganas e vegetarianas.

Ideia surgiu após viagem a Argentina
Publicidade
Walber teve a ideia em 2014, ao visitar um bar de gelo na Argentina. Voltou de lá com a proposta de montar um negócio parecido e decidiu pesquisar com o irmão, Adriano Soares, como viabilizar o projeto. Em pouco tempo surgiram marcas de bebidas dispostas a ajudar, como a Jurupinga Dinalle, e um frigorífico.
“Percebemos que não havia nada parecido no Brasil e decidimos investir. Algumas marcas de bebida nos fornecem o produto, o que reduz o nosso custo. Sem dúvidas, foi a melhor decisão que eu tomei na vida. É muito gratificante ver a alegria dos frequentadores”, festeja. Para montar o negócio os irmãos gastaram pouco mais de R$ 1 milhão. Como é itinerante, a estrutura pode ser levada para qualquer lugar do país.
Publicidade
A feira Je T’aime oferece pintura corporal com henna orgânica. Já o Ateliê Pérola Negra reúne turbante, roupas e acessórios da cultura africana, além de uma mostra de peças artesanais indígenas, com índios da Aldeia Maracanã. A feira funciona no edifício do Touring, na Avenida Rodrigues Alves 10, Praça Mauá.